A mensagem de uma vencedora
Provas de alta resistência física e mental são os exemplos mais bem acabados da capacidade de superação humana. Correr 42 quilômetros sem parar e chegar inteiro ao final já é uma vitória. Mas vencer uma prova do tipo vai muito além disso, ainda mais se você tiver começado "ontem".
Marlei Willers (foto), paranaense de nascença e gaúcha de coração, subiu o pódio da Maratona Internacional de Porto Alegre no último final de semana levando consigo uma mensagem poderosa: nada é impossível. Se você estiver vivo, nunca é tarde demais.
Com humildade, Marlei conversou com a repórter Luísa Tessuto, de ZH, ao final da prova, e contou um pouco de sua surpreendente história.
Moradora de Morro Reuter, a 60 quilômetros da Capital, ela começou a correr aos 39 anos. Nunca imaginou que se tornaria atleta profissional e muito menos que participaria de disputas internacionais. Jamais cogitou vencer uma queniana - você sabe, os quenianos parecem imbatíveis.
Marlei venceu.
Venceu assim, sem trapaça, sem estrelismo. Venceu na base da dedicação, do esforço, de uma rotina regrada de treinos, sem alarde, sem ostentação.
Venceu transparecendo simplicidade e verdade. Por isso, também, emocionou e conquistou o público, que vibrou quando a esportistas de 45 anos de idade - cinco de carreira - ergueu o troféu no pódio.
O esporte tem dessas.
Quem não lembra da comovente imagem da maratonista suíça cambaleando até a linha de chegada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984? Gabriela Andersen-Schiess ficou em 37º lugar e jamais será esquecida.
Marlei é feita da mesma matéria. "A persistência é o caminho do êxito", ensina a corredora, em seu perfil no Instagram. Que bom seria, se a gente se espelhasse nela.
Um projeto de teleférico em Torres
Apresentado em audiência pública no fim de maio, o Plano de Mobilidade Humana Sustentável de Torres, no Litoral Norte, propõe uma série de mudanças com a promessa de melhorar os deslocamentos na cidade. O projeto inclui a ampliação de calçadas e ciclovias, melhorias nas paradas de ônibus, mais segurança viária e maior acessibilidade, mas o que chamou mesmo a atenção foi a proposta de instalação de um teleférico na região, por meio de concessão.
Se a ideia avançar, o equipamento poderá ligar a Lagoa do Violão (veja a projeção) ao Morro do Farol e ao Parque Estadual da Guarita. Com isso, segundo o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, será possível reduzir o trânsito de veículos, a poluição e os congestionamentos, beneficiando tanto turistas quanto moradores.
- O teleférico é parte de um plano bastante amplo, com 57 ações, focado em melhorar a qualidade de vida das pessoas - diz Junges, lembrando que a participação da população no debate é fundamental.
A elaboração do plano, a cargo da empresa GO Projetos, começou em de 2022. Agora, o documento será discutido na Câmara de Vereadores. A expectativa é de que o projeto de lei seja votado ainda este ano.
Esperança
Em uma carta de 1770, uma mulher negra escravizada relatava a violência à qual ela e os filhos eram submetidos. Escrita por Esperança Garcia (na imagem abaixo), a carta histórica fez com que ela fosse reconhecida pela OAB - cerca de 250 anos depois - como a primeira advogada do Brasil.
Não por menos, Esperança dá nome a um prêmio que destaca ações de combate ao racismo na advocacia pública brasileira. Concedido pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais, o prêmio será entregue, neste ano, em Porto Alegre, durante congresso nacional que reunirá, em novembro, procuradores de todo o Brasil.
Doc9 Summit
O Instituto Ling, em Porto Alegre, vai receber, no dia 6 de julho, o Doc9 Summit, um evento sobre direito digital, inovação e tendências para o meio jurídico. Um dos temas da programação, com discussões atualíssimas, será a inteligência artificial e seu impacto no dia a dia de advogados e juristas. Para saber mais, é só acessar o site doc9.com.br.
Educação
Os reitores das sete universidades públicas (seis federais e uma estadual) e dos três institutos federais do Rio Grande do Sul chancelaram ontem, em Pelotas, a criação de um fórum para ampliar a cooperação, o diálogo e a troca de experiências entre as instituições. A ideia é fortalecer a educação e a pesquisa, sem disputas e brigas de ego. Quem ganha somos nós.
É bicampeão
Deu ele de novo: Luis Gustavo Buske (foto) conquistou pela segunda vez seguida o título de melhor sommelier do RS. A etapa final do concurso, promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), ocorreu no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves. Buske tem 32 anos e começou a carreira como garçom.
Alerta médico
O alerta é de J.J. Camargo, diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre e um dos maiores cirurgiões torácicos do país: a Academia Nacional de Medicina, da qual Camargo é membro titular, produziu nota advertindo para os efeitos nocivos do cigarro eletrônico, chamado de "vape". O objetivo, segundo o médico e colunista de ZH, é sensibilizar a Anvisa para que não permita a liberação do produto no Brasil.
Novidades no Instituto Caldeira
Instalado no 4º Distrito de Porto Alegre, o Instituto Caldeira, hub de inovação da Capital, vai ganhar uma biblioteca com espaço de descompressão (veja a projeção), fruto de uma parceria com a empresa Alegrow - que também abrirá no local uma loja de "self checkout" (daquelas em que os próprios clientes manuseiam e finalizam as compras).
A ideia das salas de descompressão não é nova - surgiu nas big techs do Vale do Silício há alguns anos -, mas avançou na arquitetura corporativa do pós-pandemia. Em resumo, são áreas criadas para que os funcionários possam "desligar" e recarregar as "baterias" durante o expediente. As paradas estratégicas tendem a aumentar a produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário