quarta-feira, 27 de dezembro de 2017


27 DE DEZEMBRO DE 2017
ARTIGO

PREVENINDO-SE PARA UM ANO-NOVO FELIZ


Final de ano é época de confraternizar, de ficar com a alma mais leve. É quando nos tornamos mais relaxados, na expectativa de férias, de viagens e dos festejos que se avizinham. Infelizmente, também é neste período que o descuido toma conta da maior parte das pessoas, que, embriagadas no clima de solidariedade e de amor ao próximo que deveria permear as relações, acabam em decorrência da falta de atenção sendo vitimizadas pela criminalidade que aumenta significativamente neste período.

O último mês do ano é o que apresenta maior volume de circulação de pessoas e de valores em espécie. O número de festas, confraternizações e eventos se multiplica e em decorrência, maior tráfego de veículos. A equação é matemática e desfavorável à sociedade. Maior número de assaltos e de furto e roubo de veículos. 

De acordo com pesquisa realizada pela F-Secure, 25% dos brasileiros afirmaram que já tiveram o dispositivo móvel roubado ou perdido. Basta olharmos para o lado em qualquer ambiente público para se notarem pessoas de todas as idades hipnotizadas em seus smartphones acessando redes sociais, e-mails ou outros aplicativos. O problema é que os delinquentes também observam e assim, com suas vítimas desatentas, têm sua ação criminosa facilitada.

Para que se reverta esse quadro, inobstante mudanças que se esperam do poder público, cada um pode fazer sua parte. Maior atenção no trânsito, evitando paradas prolongadas em espera de embarque ou desembarque, evitar manuseio de dinheiro em locais com grande aglomeração de pessoas, e até o uso de telefone celular deve ser o mínimo possível. Precisa telefonar, acessar redes sociais ou usar aplicativos? Espere chegar em casa ou o faça em ambiente reservado, onde não esteja tão exposto. No carro dirigindo, nem pensar, nem no semáforo. No ônibus ou lotação? Melhor evitar, pois os delinquentes podem estar ao lado.

O ideal é redobrarmos todos os cuidados com nossa segurança, pois assim estaremos mais próximos das boas festas e de um Ano-Novo realmente feliz!

Coronel RR Brigada Militar e especialista em Segurança alberto@i2consultoria.com

ALBERTO IRIART


Nenhum comentário: