segunda-feira, 4 de setembro de 2023


04 DE SETEMBRO DE 2023
ACERTO DE CONTAS

Volta do imposto eleva mais o diesel

A partir desta terça-feira, o diesel recolherá R$ 0,1024 a mais de PIS/Cofins, pois ocorrerá a volta parcial da cobrança do imposto. E vem mais por aí. Em outubro, novas alíquotas trarão mais um impacto, mas será pequeno, de R$ 0,0187. Para janeiro, está prevista a cobrança completa, com mais um aumento de R$ 0,206, calcula a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

Se for repassado integralmente pelos postos, este seria o impacto no litro vendido na bomba. A decisão depende de cada estabelecimento, conforme seus custos e margens, além da concorrência. Pela última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do diesel S10, menos poluente, estava custando R$ 5,99 na semana passada, na média do Rio Grande do Sul.

- O retorno era para ser no final do ano e o governo antecipou (para bancar os incentivos à venda de carros). O anterior zerou o imposto dos combustíveis na pandemia, pois o preço estava muito elevado. O imposto da gasolina já tinha voltado e o do diesel ainda não - explica o presidente da Sulpetro (sindicato que representa os postos), João Carlos Dal?Aqua.

O combustível disparou no ano passado, logo após o início da guerra, pois a Rússia é grande fornecedor. Depois, caiu e, mais recentemente, voltou a subir. Há, inclusive, escassez no mercado, pois a Petrobras, apesar do último reajuste, está vendendo bem abaixo do Exterior.

Então, distribuidoras evitam importar, que é mais caro, e esperam para comprar da petroleira brasileira, que não consegue suprir as encomendas. Diretamente, o diesel impacta pouco no IPCA, que é a inflação oficial do país, mas ele tem reflexo indireto (e forte), pois movimenta o transporte de cargas.

GIANE GUERRA

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