terça-feira, 26 de julho de 2016


26 de julho de 2016 | N° 18591
EVENTO

Um olhar sobre boas práticas para o ensino



3º Fórum Educação que dá Certo! apresenta 15 experiências de instituições públicas e privadas que transformaram o aprendizado

Conseguir oferecer educação integral por décadas na rede pública, apesar das dificuldades financeiras. Promover a paz em uma comunidade escolar marcada por conflitos. Incentivar os alunos a conscientizar a todos sobre o bom uso dos recursos naturais. Essas são algumas das iniciativas de destaque no ensino que mostram como, com boas ideias e muita força de vontade, é possível vencer obstáculos para garantir uma formação – e um mundo – melhor.

É com o objetivo de divulgar essas ações que será celebrado amanhã, a partir das 13h30min, o 3º Fórum Educação que dá Certo!. Reunindo representantes de escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, o fórum vai destacar como 15 experiências diferentes estão mudando para melhor o aprendizado de crianças e adolescentes. E ajudando a construir noções de cidadania e empreendedorismo, desenvolvendo os bairros e as cidades onde essas propostas estão inseridas.

Nesse sentido de pertencimento à comunidade e de noção do seu possível impacto que a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, em Canela – uma das que dividirão suas experiências com os participantes do evento –, decidiu garantir, há 22 anos, o ensino em tempo integral a todos os alunos.

Atualmente, 900 jovens são beneficiados com instalações esportivas, reforço escolar e lições de teatro, dança e língua estrangeira, entre outros.

– Estamos inseridos em uma comunidade pobre, em um bairro que, antes de existir a escola em tempo integral, era marginalizado. Ajudamos a mudar isso promovendo a educação – comemora o diretor Márcio Gallas Boelter, ex-aluno da instituição.

jovens engajados

em suas comunidades

Foi também para fazer a diferença que o colégio municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, de Porto Alegre, começou a conscientizar os estudantes sobre a importância da reciclagem. Com o projeto PetBrum, a ideia é mostrar que resíduos sólidos podem ser bem utilizados na prática, quando o trabalho é feito com criatividade. A meta da escola, que também promove oficinas de sustentabilidade, é propagar o conhecimento, engajando o maior número de pessoas possível.

– Trabalhamos essa proposta com a comunidade para mostrar que a educação consegue levar à transformação – comenta o professor Luis Oscar Ramos Corrêa, que coordena o projeto.

O 3º Fórum Educação que dá Certo! é promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Agende-se

O quê: 3º Fórum Educação que dá Certo!

Quando: quarta-feira, a partir das 13h30min

Onde: Salão de Convenções da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8.787, bairro Sarandi, Porto Alegre)

Quanto: entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, por ordem de inscrição

Programação

13h30min às 14h30min – Tendências em Educação, com revista Nova Escola e Senac

14h30min às 14h45min – Deslocamento para salas temáticas

14h45min às 16h45min – Salas temáticas:

16h45min às 17h – Deslocamento das salas temáticas para o salão de convenções

17h às 17h45min – Resultados dos grupos individuais e conclusões, com Rosane de Oliveira

18h – Encerramento

Nenhum comentário: