segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016



08 de fevereiro de 2016 | N° 18439 
MARCELO CARNEIRO DA CUNHA

QUANDO A SÉRIE PISA NA BOLA


Ballers é da HBO, o que costuma significar alguma coisa entre o bom, o muito bom e o daí pra cima. Ballers também é uma série sobre aquela coisa vagamente situada entre um conflito nuclear e a monotonia absoluta, também conhecida com futebol americano.

Pois Ballers, caros amigos, é sobre um esporte no qual todo mundo anda em uniformes blindados, e o jogo dura enquanto o time não estiver estirado sobre o campo com alguma concussão. É uma série sobre algo que talvez seja um tanto estrangeiro demais, e por isso não funcione tão bem, ao menos pra gente. Quando eu morava nos Estados Unidos, via o povo correndo pra lá e pra cá com uma bola ovoide, uma contradição em termos, e usando as mãos pra algo que deveria ser jogado com o foot, se nomes servem pra alguma coisa nesse mundo. O tal football é tão americano que só eles mesmos, e olhe lá.

Pois a HBO resolveu fazer uma comédia sobre o football, e eu acho que o resultado não chega a ser uma série. Série sobre guerra já houve, e boa, alguém lembra de M.A.S.H.? Football é uma guerra sem tiros, apenas pancada, e talvez por isso não renda tanto na tela, sei lá. O que eu acho é que não acertaram no tom. A série me parece muito sexista pra essa época. As maria-chuteiras de lá são parecidas com as de cá, e o problema é que praticamente só o que eles mostram é essa categoria de moças. 

Pensando bem, acho que nunca houve filme ou série sobre algum esporte ou jogo que resultasse em algo mais do que uma tentativa de glorificar jogo e jogadores. Ballers vai por aí, e vocês podem ver se quiserem, porque vivemos em uma democracia e a tevê é território livre. Vão e vejam, e depois a gente se fala.

Nenhum comentário: