quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

 Noite dos Museus leva 250 mil pessoas às ruas de Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana é um dos espaços que integra o evento

Casa de Cultura Mario Quintana é um dos espaços que integra o evento

Nathan Lemos/JC
Compartilhe:
whatsapp sharing button
twitter sharing button
facebook sharing button
linkedin sharing button
Cássio Fonseca
Cássio FonsecaA largada da Noite dos Museus, no Centro Histórico de Porto Alegre, se misturou com o movimento acentuado da região em um dia ensolarado. Só que com a abertura das portas das casas históricas, às 18h, o cenário ficou ainda mais vivo. Os museus, prontos para receber o público, já tinham filas extensas antes do pôr do sol.

Na Praça da Alfândega, principal ponto do evento, o palco montado concretizou a promessa de uma noite tradicionalmente iluminada e enérgica na Capital. O rapper Emicida, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Ufrgs no último sábado, marcou presença durante o show de Rashid, atração final do evento.

Para o curador do evento, Roger Lerina, o clima contribuiu. O dia de sol, mas sem aquele calor estonteante, tira as pessoas de casa com a expectativa de uma noite igualmente agradável.
A pluralidade do evento e as entradas gratuitas em todos os locais celebram, em suas palavras, a democracia. “Teremos mais de 100 atrações em cerca de 40 espaços de arte e cultura de memória de patrimônio aqui da capital gaúcha”, conta.

E sobre essa diversificação, ele relata que a organização do evento busca chamar a atenção para o principal motivo da existência da Noite dos Museus, que é aproximar a comunidade das suas instituições de arte e cultura, com memória e conhecimento. “Mas sabemos que um show musical, uma apresentação de performance de teatro, de dança, de circo, tem uma atração muito forte para o público. É uma maneira de chamar ainda mais pessoas para virem curtir esses espaços”, afirma.

Lerina frisa a importância de abranger várias partes da cidade e afirma que essa sempre foi uma preocupação, de tentar descentralizar e contemplar outras regiões. Neste ano, 12 bairros de Porto Alegre foram contemplados. E uma atração inédita foi o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). A programação incluiu shows musicais e a exposição inédita “São Pedro Faz Parte”.

Conforme a Brigada Militar e a organização do evento, 250 mil pessoas compareceram à edição de 2025 da Noite dos Museus.

Nenhum comentário: