
MDB se une em torno de Gabriel Souza para o Piratini
Quem acompanhou a convenção do MDB em 2022, quando o partido saiu rachado e uma ala preferiu Onyx Lorenzoni (PL), tem dificuldade para acreditar que os protagonistas sejam os mesmos que no sábado se uniram em torno da candidatura de Gabriel Souza a governador em 2026. Aos 2 mil militantes que lotaram as dependências do Clube Farrapos, em Porto Alegre, juntaram-se os principais líderes do partido, mais o governador Eduardo Leite, que fez um discurso para não deixar dúvida de que seu candidato é Gabriel.
O prefeito Sebastião Melo, que apoiou Onyx desde o primeiro turno em 2022, participou do congresso ao lado de Gabriel e de outros líderes do MDB que naquele ano não quiseram nem discursar na convenção, como o ex-governador José Ivo Sartori. A unidade foi costurada por mãos hábeis como a do presidente estadual, Vilmar Zanchin, e pelo próprio Gabriel, que em vez de ficar remoendo mágoas contra os que lideraram o boicote a sua candidatura a vice de Leite adotou uma postura conciliadora.
As fotos, de fato, são poderosas como imagem. Gabriel foi aclamado candidato a governador sem que ninguém tenha cogitado outro nome. No palco, estavam, além de Leite, dois ex-governadores, José Ivo Sartori e Germano Rigotto, deputados estaduais e federais, e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que fez um apelo à unidade. Leite declara apoio ao vice
Leite colocou um ponto final nas especulações de que poderia apoiar outro candidato da base aliada, um gesto importante para consolidar a candidatura de Gabriel como a que representa o governo dos dois.
- Onde estará Eduardo Leite em 2026? Estarei ao lado de Gabriel, percorrendo o Rio Grande, para falar daquilo que se fez, do que se avançou, e para lembrar que queremos continuar essa mudança - disse Leite.
Na sua vez de falar, Gabriel disse "sim" aos militantes que gritavam "MDB, já decidi, vamos voltar ao Piratini":
- Chego até aqui para dizer com serenidade, responsabilidade e convicção: eu quero ser o próximo governador do Rio Grande do Sul. _
Rigotto se dispõe a disputar o Senado
Sem mandato desde que deixou o Palácio Piratini, em janeiro de 2007, o ex-governador Germano Rigotto colocou seu nome à disposição do MDB para concorrer ao Senado.
À coluna, Rigotto disse que sabe o quanto é difícil a disputa de 2026, mas está disposto a ajudar a coligação e sente-se pronto para atuar no Senado. O ex-governador afirmou em discurso no congresso do MDB que o número 1 para concorrer ao Senado é o governador Eduardo Leite e que a vaga poderá ser necessária para acomodar os partidos aliados.
- Tenho uma história - justificou. _
PT supera divergências e lança Edegar e Pimenta
Para não dizer que a chapa majoritária de 2026 estava completa no 24º Encontro Estadual do PT, faltou o vice de Edegar Pretto, candidato de consenso a governador, depois de ter chegado muito próximo do segundo turno em 2022.
A vaga de senador, que no início da tarde de sexta-feira era dúvida, também foi resolvida no diálogo. O senador Paulo Paim formalizou a decisão de não concorrer, declarou apoio ao deputado federal Paulo Pimenta e o encontro deste domingo foi só de aclamação dos pré-candidatos que disputarão a eleição de 2026.
A ex-deputada Manuela D?Ávila, que no dia 9 de dezembro assinará ficha de filiação ao PSOL, fará a dobradinha com Pimenta, numa estratégia de evitar que o segundo voto de um e de outro seja dado a concorrentes de outros partidos. _
Manuela assina com o PSOL no dia 9
"Vamos celebrar com samba e muita alegria! Vamos dar largada à construção de uma vitória histórica na eleição do Senado", convidou Manuela em seu perfil no Instagram, em texto que explica a opção pelo PSOL.
aliás
A presença do deputado federal Alceu Moreira no congresso do MDB foi uma demonstração de grandeza rara na política. A relação entre os dois estava estremecida desde 2022, quando Alceu, que queria concorrer ao Piratini, se sentiu traído por Gabriel Souza.
Justificativa de Alceu para a participação no congresso:
- Estou passando por um período de muita paz. Tenho um relacionamento maravilhoso com a base partidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário