sábado, 25 de agosto de 2012



26 de agosto de 2012 | N° 17173
O CÓDIGO DAVID

A vingança

Todos os subalternos de Anselmo concordavam: ele era o pior chefe do mundo. Autoritário, prepotente, exigente em demasia, desconfiado, paranoico, inseguro, confuso, tudo de ruim que um chefe poderia ser, ele era. Os funcionários já não aguentavam mais.

– É falta de mulher – diagnosticava Otávio, com grande chance de estar certo, uma vez que Anselmo era feio, entediante e, embora fosse chefe, estava longe de ser rico, o que mantinha as mulheres a quilômetros dele.

Baseado nessa conclusão, o próprio Otávio gritou Eureka!, anunciando ter encontrado a solução para o problema:

– Vamos arrumar uma mulher para ele!

Os outros se entreolharam, não entendendo nada.

– Vamos procurar uma dessas damas da noite, uma linda, uma que ele jamais conseguiria por méritos próprios. Vamos fazer uma vaquinha e pagar uma grana para ela mudar a vida dele, nem que seja por uma semana. Ele vai ficar apaixonado, vai ver que existe algo mais na vida além de trabalho!

Depois de alguma discussão, todos acharam boa a ideia, reuniram o dinheiro e saíram à procura de uma moça capaz de cumprir a tarefa. Encontraram Bárbara serpenteando numa das casas noturnas mais caras da cidade. Tratava-se de uma morena que fazia jus ao nome. Bárbara era isso mesmo. E era também muito esperta. Aproximou-se sutilmente de Anselmo e sutilmente o fisgou. Os funcionários notaram a diferença no comportamento dele. Estava mais calmo, mais distraído, mais leve.

– O amor torna as pessoas leves no início – disse o Otávio.

O problema foi que aquela semana se passou, outras se passaram, e Anselmo continuava com Bárbara. Estavam namorando! Os funcionários da firma ficaram inquietos. Aquilo não podia dar certo. Pediram que Otávio fosse falar com ela. Ele foi, muito preocupado. Que história era aquela? Por que ainda estavam juntos? Eles não iam mais lhe dar um centavo!

– Não quero o dinheiro de vocês – ela respondeu. – Vamos nos casar no fim do inverno.

– Mas não pode! – protestou o Otávio.

– Por que não? Ele gosta de mim. E já aviso: se ele descobrir algo, transformo a vida de vocês num inferno.

Ninguém contou nada a Anselmo. No fim do inverno, ele se casou com Bárbara. Na primavera, voltou a ser o pior chefe do mundo. Afinal, Otávio estava certo: o amor torna as pessoas leves no início. Só no início... Hoje, os funcionários têm duas aflições a lhes atormentar: o pior chefe do mundo e a dúvida se o que eles lhe deram foi uma vingança ou um prêmio.

Nenhum comentário: