terça-feira, 21 de agosto de 2012



21 de agosto de 2012 | N° 17168
CLÁUDIO MORENO

O verdadeiro ouro olímpico

Os dois espetáculos mais populares na Grécia – o teatro e as olimpíadas – eram, cada um à sua maneira, momentos feitos sob medida para que o grego observasse a si mesmo e pudesse, quem sabe, entender os limites da condição humana.

Nas tragédias, o espectador recebia, por mais variadas que fossem as histórias, a mesma eterna mensagem: o homem é um quase nada diante das forças que agem sobre ele. Os jogos, por outro lado, forneciam-lhe a visão de um lugar ideal em que, ao contrário deste mundo, o mérito e a perseverança eram recompensados com rigor e com justiça.

Era só por isso – pela rara e preciosa satisfação de dar o máximo de si e ver reconhecido o seu esforço pessoal – que os jovens participavam das olimpíadas, pois, assim como hoje, a premiação era meramente simbólica.

No começo, era uma simples maçã, fruta dedicada a Apolo; depois passou a uma singela coroa feita com um ramo verde de oliveira. Heródoto, grande historiador e viajante incansável, registra o espanto de Xerxes e dos generais persas ao descobrirem que os atletas gregos não disputavam as provas por riqueza ou por poder, mas por um mero galho de árvore torcido.

Este espetáculo perderia todo o seu valor cívico se o público e os concorrentes não tivessem certeza absoluta da lisura dos resultados. Ésquines, que disputava com Demóstenes o título de melhor orador de seu tempo, definiu muito bem a importância deste ponto: “Então você acha, amigo, que alguém iria perder tempo em se preparar para o pugilismo ou para as outras provas duras da olimpíada se a coroa fosse atribuída não ao melhor atleta, mas àquele que fez mais intrigas e conchavos para obtê-la?

Não mesmo. Mas como os resultados são justos e a recompensa é rara e preciosa, os jovens vão continuar a submeter-se à mais severa disciplina para enfrentar este nobre desafio”.

Não faltaram, é claro, tentativas de burlar o sistema – boxeadores que compraram seus adversários, cocheiros que sabotaram os carros dos concorrentes –, mas esses casos isolados eram punidos de uma maneira exemplar: os atletas desonestos eram multados numa soma considerável, usada para custear as “Zanes”, estátuas representando a figura de Zeus, que traziam o nome do infrator gravado em seu pedestal.

Estas estátuas, todas iguais, formavam uma galeria implacável bem na entrada do estádio, imortalizando, na pedra e no bronze, o nome dos trapaceiros. Hoje, dois mil e quinhentos anos depois, não chegamos a esses extremos, mas ainda reside aí o grande fascínio que exerce sobre todo o planeta o espetáculo das olimpíadas: saber que, por um breve momento, luminoso e emocionante, as costumeiras leis do vale-tudo, da fraude e da corrupção ficaram suspensas.

Nenhum comentário: