quinta-feira, 23 de agosto de 2012



23 de agosto de 2012 | N° 17170
GREMIO

Heroísmo antes do Gre-Nal

Aos 44 minutos do segundo tempo, a torcida do Grêmio já parecia conformada com a quinta eliminação na Copa Sul-Americana pelo primeiro adversário. Nervoso, o time jogava mal e sucumbia, sem forças, diante do Coritiba. Aí, de forma estranha, veio a salvação.

Souza errou o chute da entrada da área, mas Marcelo Moreno, oportunista, desviou para as redes, no meio do caminho. Mesmo derrotado por 3 a 2, o Grêmio chegou às oitavas de final, beneficiado pelo critério do gol fora de casa (ganhou por 1 a 0 no Olímpico). Agora, irá esperar por Cobreloa, do Chile, ou Barcelona, do Equador, que se enfrentam a partir do dia 28, para conhecer seu próximo adversário. De quebra, ainda vai energizado para o Gre-Nal de domingo, no Beira-Rio.

Vanderlei Luxemburgo queria um gol cedo para abalar o Coritiba. E o time teve chances para isso, depois de grande defesa de Marcelo Grohe em chute de Roberto. Kleber desperdiçou duas oportunidades claras em um intervalo de apenas três minutos. Aos 11, ele investiu pela esquerda, sem que a arbitragem percebesse sua posição de impedimento, e bateu torto. Aos 14, após passe perfeito de Fernando, o atacante girou na frente do argentino Escudero e, de novo, errou a conclusão.

Como que castigado pelo desperdício de chances, o Grêmio sofreu um gol a 22 minutos. Fernando atrasou-se em cruzamento da direita e Everton Ribeiro, após dois dribles com categoria sobre Gilberto Silva, concluiu forte.

A 41 minutos, Kleber redimiu-se das chances perdidas. Investiu em velocidade pelo lado esquerdo e foi derrubado dentro da área por Pereira. O árbitro Wilson Luiz Seneme errou em não expulsar o zagueiro, que recebera cartão amarelo um pouco antes. Na cobrança, Elano acertou um chute forte no canto esquerdo de Vanderlei, empatou a partida e deu a tranquilidade que o Grêmio necessitava.

Luxemburgo voltou do intervalo com duas mudanças: tirou Gilberto Silva e Elano e colocou Naldo e Zé Roberto. Essa mudança teve impacto sobre a partida. O gol de desempate do Coritiba, marcado muito cedo por Roberto, ao encobrir Marcelo Grohe em uma falha de posicionamento da defesa, abalou o Grêmio. O time perdeu-se numa imperdoável sequência de passes errados, protagonizada por Fernando, Marquinhos e Souza. Em nova falha defensiva, Pereira saltou sozinho e fez 3 a 1, placar que, àquela altura, classificava o Coritiba.

A aflição da torcida arrastou-se até os 44 minutos, quando Marcelo Moreno empatou. Seu 17º gol no ano abriu para o Grêmio um caminho ainda desconhecido na Copa Sul-Americana.

luis.benfica@zerohora.com.br

Nenhum comentário: