sábado, 23 de dezembro de 2023


21/12/2023 - 15h55min
BRUNA LOMBARDI

Tudo bem se a gente não conseguir resolver tudo

Tá na hora de compreender que a gente precisa e merece descansar de verdade. Eu tentava aproveitar o tempo livre pra organizar o maior número de coisas, de gavetas a arquivos de computador.

Dizem que só o Papai Noel é que tem saco pro Natal, mas eu sempre adorei essa época do ano com suas milhares de luzinhas e um clima de festa no ar. Tudo isso acompanhado da sensação da reta final de uma maratona tão exaustiva, que a gente chega rastejando nos últimos metros. E ainda consegue usar aquele resto de energia pra comemorar, num misto de exaustão e euforia.

Quer saber? Esse ano eu resolvi mudar. Fui percebendo com mais clareza o tamanho da minha autocobrança, minha mania de querer resolver todos os problemas, minha ilusão de controlar se tudo está dando certo e assim por diante. Aí parei e percebi que, mesmo super cansada, eu acabava levando trabalho pra terminar durante as férias. Ou pelo menos o que eu chamava de férias. Um aparente período de descanso, onde eu me enganava e tentava aproveitar o tempo livre pra organizar o maior número de coisas, de gavetas a arquivos de computador, tentando deixar todas as entregas prontas e ainda programar o cronograma do que ano seguinte.

Não dá. Isso não são férias, né gente? Nossa tentativa de controle nos faz sofrer por antecipação, e essa é a raiz da ansiedade. Esse quadro sempre vai gerar frustração e a impossibilidade de corresponder às nossas expectativas.

Pra desejar um super Feliz Natal pra vocês, quero dizer tá na hora de medir o tamanho do nosso cansaço. Tá na hora de compreender que a gente precisa e merece descansar de verdade. Que a gente não pode querer resolver tudo nem deixar que uma autocobrança terrível faça parte de nossa personalidade. Porque na verdade nós não vamos mesmo dar conta de tudo. E tudo bem.

A gente tenta o melhor, mas tem que ser por prazer. Nada pode ser obrigação, porque quando a gente se obriga o peso aumenta. E é bom entender que não existe possível controle. Existe o prazer de estar em sintonia com o Universo, produzindo e criando acontecimentos, através das nossas escolhas e do cuidado que temos com o que nos cerca.

Nossa tentativa de controle nos faz sofrer por antecipação, e essa é a raiz da ansiedade. Esse quadro sempre vai gerar frustração e a impossibilidade de corresponder às nossas expectativas.

É bom perceber que ao invés da rigidez do controle podemos acreditar no fluxo das coisas e deixar fluir. Como quando estamos no mar e compreendemos que o maior desgaste e cansaço vem justamente de tentar lutar contra a correnteza. Somos mais felizes e bem sucedidos se aproveitamos as ondas a favor e permitimos que docemente nos levem.

O poder que temos é estar presentes no momento, no agora, vivenciando cada instante com tudo o que ele nos traz. Respeitar o que nos dá prazer, o que nos traduz em cada etapa da vida.

Se você deseja um Natal enfeitando a casa, montando sua árvore e reunindo a família pra compartilhar muita comida, seja feliz e deixa rolar.

Se sua opção é fugir do Natal e se esconder em algum lugar pra realmente descansar, faça isso com prazer.

Que seu Natal seja muito feliz com o que você quiser.

Nenhum comentário: