quarta-feira, 20 de dezembro de 2023


20 DE DEZEMBRO DE 2023
MOBILIDADE URBANA

Uso de carros por assinatura cresce e impulsiona as frotas de locadoras

Modalidade de contrato avançou nos últimos anos e já representa 10% dos automóveis disponíveis para aluguel no país

Em meio à retração das vendas no mercado automobilístico nacional, que encerrou a primeira metade do ano em queda de 15,8% e chegou a ser alvo de um incentivo do governo para reduzir custos e reativar plantas industriais sem atividade no país, as locadoras ganham terreno.

É este o segmento que, atualmente, garante quase um quarto (24,76%) das compras de veículos zero quilômetro produzidos nas montadoras brasileiras.

Foram 436.579 unidades ao longo deste ano, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). A projeção para o fechamento do ano é de uma frota formada por 1,56 milhão de automóveis - a maior já registrada - distribuídos entre empresas do setor.

Nesse cenário, há um nicho que ajuda a potencializar os desempenhos, que atingiram R$ 55 bilhões em investimentos e R$ 36 bilhões em faturamento no ano passado, na condição de principal aposta, não apenas das locadoras, mas também das fabricantes. Trata-se da assinatura de veículos, um serviço que dobrou de tamanho em menos de três anos e já responde por 10% da frota das locadoras em todo o país.

São 160 mil unidades direcionadas para esse tipo de contrato, considerado uma espécie de streaming - a exemplo do Spotify para músicas e podcasts ou da Netflix para filmes e séries - de veículos. A modalidade, inspirada em negócios dos Estados Unidos e da Europa, é uma alternativa à compra de veículos zero quilômetro, uma vez que os clientes utilizam o carro pelo período estipulado nos contratos (em média entre um e quatro anos).

Alternativa

Paga-se pelo uso uma mensalidade que inclui seguros, impostos e outros custos extras, restando apenas os gastos com multas e combustível. Desse modo, diante do aumento de 90% nos preços médios dos carros zero quilômetro nos últimos cinco anos e o patamar ainda elevado da taxa Selic, a opção de assinatura se destaca como uma alternativa financeiramente vantajosa.

- Em alguns casos, uma assinatura anual pode valer mais a pena do que uma compra financiada, principalmente se o motorista destinar o valor da entrada do financiamento ou pagamento à vista do carro para um investimento em renda fixa - avalia Luiz Bonini, executivo da Turbi, empresa de locação.

Glauco Zebral, diretor de Localiza Meoo, afirma que os carros por assinatura representam "uma avenida de crescimento para a Localiza&Co", embora não abra dados em razão da estratégia da companhia.

Ele comenta que a maior concentração de clientes verifica-se na faixa etária de 36 a 55 anos e nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste.

- Quase 80% dos nossos assinantes são do gênero masculino, com renda acima de 10 salários, sendo 88% com graduação completa e pós-graduação. Fala-se muito que o comportamento de consumo, que prefere o uso em detrimento da posse, seria das gerações Y e Z, mas os nossos clientes são em maioria da geração X. Talvez porque possuem renda, já tiveram suas dores por terem um carro próprio e agora querem o equilíbrio entre comodidade e mobilidade - resume.

RAFAEL VIGNA

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