sexta-feira, 8 de maio de 2020


08 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS

GROSSURA OBLIGE

Uma fábula: um escorpião pede ao sapo que o transporte na travessia do rio. O sapo recusa, com medo de ser picado e morrer envenenado. O escorpião garante que não fará isso, se matar o sapo, ambos morrem. No meio do rio, o escorpião dá uma picada no sapo, que exclama: me envenenaste, nós dois vamos morrer. Resposta do escorpião: não pude evitar, é minha natureza.

Encontro isso na profissão. Tratando algum paciente, por vezes grave, encontramos familiares que nos drenam energia além do que o caso exige. É desconfiança, discordância, sugestões impróprias. Ao trabalhar com transparência e disponibilidade, se compartilham informação e alternativas. Isso é normal. O que desgasta e dificulta o trabalho é a contestação, a ideia de que o caminho pode estar errado, que deveríamos seguir outro. 

Já ofereci trocarem de médico, isso é possível. Se não confia no trabalho de um grupo, troca de grupo. E se trocam, repetem a mesma conduta. Desconfiar e contestar é a sua natureza. Trabalhar com essa atitude desgasta, deforma a objetividade do profissional. Quando a resposta é sensível, tudo transcorre melhor, concentra-se no foco do nosso trabalho, o paciente.

Agora, com a covid-19, o Brasil é o doente. Sabe-se que a doença tem curso grave e longo. A equipe que coordena o Ministério da Saúde é como a equipe que trata o paciente. Usa a tecnologia disponível para atingir o melhor resultado. O presidente é como o familiar, ama o país, que está doente, quer vê-lo curado com o menor sofrimento e perdas possíveis. Se ele depositar confiança e somar com a equipe encarregada do tratamento, vão poder usar toda a sua capacidade na luta contra a doença. Mas ele não se contém, contesta os profissionais e acaba sabotando a cura. Não é pouco. Ser contestado pelo chefe da família exaure energias que poderiam ser melhor utilizadas.

Assim como se fala noblesse oblige pela nobreza de quem age, ocorreu-me uma contrapartida para isso, grossesse oblige. Não sei se já existe. É quando a natureza grosseira (grossura mesmo) faz a pessoa agir do seu jeito, ainda que sapo e escorpião morram.

Médico flaviokanter207@gmail.com - FLAVIO JOSÉ KANTER

Nenhum comentário: