quarta-feira, 24 de junho de 2009



24 de junho de 2009
N° 16010 - PAULO SANT’ANA


A lotação do mordomo

Um amigo meu telefonou-me nervosíssimo: “Sant’Ana, descobri hoje que minha mulher está me traindo. E o pior é que está me traindo com um amigo meu. Não dormi ontem e devo não conseguir dormir hoje. Peço-te um conselho: para conciliar meu sono logo à noite, tomo um comprimido de Dormonid ou de Lexotan?”.

Eu respondi rápido, diante da gravidade da situação: “Toma os dois, de preferência num só gole”.

Inédito, fantástico, extraordinário: os atos secretos de nomeação e outras despesas do Senado foram tão secretos, que os próprios senadores estão declarando que não sabiam deles.

Ou seja, os senadores não foram comunicados de que os atos secretos lhes beneficiariam. E até ontem ou hoje lhes beneficiaram.

Muitos dos senadores estão pensando que os brasileiros são bobos.

Houve um senador que declarou ontem que, como era membro da Mesa, assinava os atos de nomeção e outras despesas.

Mas jurava que os atos iriam ser publicados. Se não o foram, não foi por sua culpa.

Mas por que então esse senador luminar não foi olhar o Diário Oficial para se certificar de que os atos que assinou seriam publicados? Por quê?

E mais ainda engraçado: o tal senador assinou atos que o beneficiavam, não leu a publicação desses atos, não desconfiou que não sendo publicados não tinham valor esses atos, mas silenciou e faturou vantagem pessoal com a eficácia dos atos. E com a eficácia da não publicação.

Mas o que é isto? Onde pensam que estão? Na casa da mãe joana?

E o escândalo do mordomo? Trata-se de um mordomo que foi nomeado pelo Sarney para ser funcionário do Senado.

O mordomo ganha R$ 12 mil por mês. É mordomo do Senado mas não trabalha no Senado. Foi designado para ser mordomo da então senadora Roseana Sarney.

Só que a senadora não é mais senadora. E mora em São Luís do Maranhão. E o mordomo prosseguiu em Brasília, mesmo depois que a senadora virou governadora no Maranhão.

Ou seja, o mordomo não conhece São Luís do Maranhão. Ele só conhece duas cidades no Brasil, a cidade em que ele nasceu e Brasília.

Como é então que se concebe que um mordomo do Senado não conheça o Senado, nunca tenha entrado no Senado?

Além disso, como é que ele foi designado para ser mordomo da Roseana Sarney e não mora na cidade em que mora Roseana, São Luís?

Que truque fez esse trágico e sublime mordomo que é mordomo da Roseana mas não reside na cidade da Roseana?

Como é que pode um mordomo ter sido nomeado pelo Sarney, designado para ser mordomo da Roseana mas não era mordomo da Roseana? E nem era mordomo do Sarney. E a única relação que o mordomo tem com o Senado é a de pagamento, porque ele nem sabe onde fica o Senado.

Que que é isso? Isto não tem justificativa. Isso é um escândalo colossal, entre mil escândalos colossais no Senado.

Pior, ontem foi noticiado que o mordomo dos Sarney recebeu horas extras durante o recesso do Senado.

É incrível, o mordomo recebeu horas extras quando o Senado estava em recesso, o Sarney estava em recesso, a Roseana estava em recesso e o próprio mordomo estava em recesso!!!

Mas como? Isto é um escândalo amazônico! Quero de volta o meu. Vão ter de devolver a parte do salário desse mordomo que eu estou pagando. E vão descontar no meu imposto de renda.

É demais, isto é zombar da Constituição, do Brasil, dos cidadãos, da sociedade, do bom senso, da saúde mental e física da população.

Eles podem ficar com todo o dinheiro que nos tomam para as benesses que desfrutam.

Podem ficar com todo o dinheiro do povo para as tropelias administrativas que têm sido divulgadas pela imprensa.

Mas o dinheiro que pagavam para esse mordomo vão ter de devolver ao cofre público.

Esta do mordomo foi demais! Mordomo é o cúmulo da mordomia. Devolvam o meu!

Nenhum comentário: