terça-feira, 22 de março de 2022


22 DE MARÇO DE 2022
NÍLSON SOUZA

Meu lugar

Minha cidade tem uma orquestra sinfônica e múltiplas sinfonias de sabiás nas madrugadas de primavera, quando ipês, jacarandás e extremosas pintam ruas e calçadas com pétalas de flor.

Minha cidade tem uma usina desativada que só produz encanto e gera energia positiva nas multidões que transitam em torno dela para admirar sua chaminé e saborear mate ao pôr do sol.

Minha cidade tem um rio que não é rio - nem apenas lago, estuário ou qualquer outra denominação geográfica simplista, pois sempre foi e será tão somente, no imaginário de sua gente, o espelho mágico desta metrópole leal, valorosa e charmosa.

Minha cidade tem um theatro com th e com mais de um século e meio de espetáculos inesquecíveis, além de um lustre de cristal que reflete o brilho dos olhos dos espectadores e o suor dos homens e mulheres que o mantêm belo e único.

Minha cidade tem um parque redentor e irredutível, que representa o verde da natureza e também as demais cores do arco-íris de todas as tribos que por lá desfilam nas manhãs de domingo.

Minha cidade tem um mercado de cheiros, sabores e muita espiritualidade, frequentado diariamente por trabalhadores, consumidores, turistas e orixás, gentes e divindades que resistem a crises, ameaças e chamas.

Minha cidade tem uma esquina democrática e outras tantas esquisitas, desenhadas por ativistas, poetas e fantasmas que ocupam bancos de praça para viajar pelas páginas dos livros de suas feiras e sebos.

Minha cidade tem um imponente viaduto com arcos e escadarias, joia arquitetônica encravada na área central como representação maior de outras pontes e elevadas que facilitam o trânsito e acolhem os enjeitados filhos da rua.

Minha cidade tem uma catedral e muitos outros santuários, templos para todas as crenças e até mesmo um para a ciência que professa a consciência, a ordem e o progresso.

Minha cidade tem gente muito especial, gente que fala trilegal, gente que chega pra ficar, gente que veio só olhar, gente que vem e quer voltar, gente que aqui aprende a amar.

Minha cidade aniversaria no próximo sábado. Ao homenageá-la com esses breves recortes da sua geografia, da sua história e da vida de seus habitantes, mesmo sem nominá-los diretamente, estou convidando todos que a reconhecem para a festa do compartilhamento.

Minha cidade, nossa cidade.

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: