terça-feira, 1 de maio de 2018


01 DE MAIO DE 2018
INFORME ESPECIAL

TRÊS PERGUNTAS


ANNE POSTHUMA Especialista em emprego da Organização Internacional do Trabalho, a alemã acredita que não são os robôs que vão roubar empregos, mas a falta de preparo dos humanos para lidar com as mudanças no mercado de trabalho.

Os robôs, os supercomputadores e os algoritmos vão acabar com os nossos empregos?

Sem dúvida, em alguns casos, essas inovações vão substituir o trabalho humano e acabar com empregos, como ocorreu com os? avanços tecnológicos nas revoluções industriais anteriores. Um desafio central envolve o redesenho dos conteúdos e dos currículos, e até dos modos de ensinar e aprender, para que as pessoas adquiram as competências e os conhecimentos exigidos pelas mudanças atualmente em curso.

Se essa preparação for feita parcialmente, atendendo apenas a certos grupos ou escolas, poderá gerar muito desemprego - não tanto pela difusão dessas inovações em si, mas pela insuficiência de pessoas preparadas e com as novas competências.

Que profissões têm maior chance de desaparecer no médio prazo?

A difusão das novas tecnologias terá maior impacto na redução ou eliminação de funções mais simples e repetitivas em áreas como linhas de montagem industrial, controle de qualidade, planejamento e administração.

Os países que reagirem mais proativamente em analisar essas transformações e efetuar os investimentos necessários terão maiores chances de sair ganhando. Alemanha, Inglaterra e Japão têm implementado políticas visando à transição.

No Brasil, lançou-se recentemente um estudo financiado pelo BNDES que identifica grandes setores "verticais" - cidades, saúde, área rural e indústria - que vão servir como plataformas para novas tecnologias, conhecimentos e empregos.

Caminhamos para um cenário onde o trabalho será informal, remoto e dinâmico?

Estamos presenciando mudanças na jornada, nas formas de remuneração e até no local de trabalho. Através de aplicativos, as pessoas podem encontrar serviços de forma rápida e mais barata, como transporte ou alojamento. Mas, embora apresentados como uma alternativa de empreendedorismo, são trabalhos intermitentes e com grande risco de serem precários. Serviços atípicos são cada vez mais comuns e marcos jurídicos de legislação ainda são inadequados para regular e fiscalizar essas forças.

gauchazh.com/tuliomilman - TULIO MILMAN

Nenhum comentário: