sábado, 12 de maio de 2018


12 DE MAIO DE 2018
DIA DAS MÃES

Passos inspiradores


Na casa de Lenita Ruschel, 80 anos, as filhas seguiram os passos da mãe sem qualquer chance de isso ser apenas uma força de expressão. Bailarina renomada em Porto Alegre, com mais de seis décadas de atuação e uma coleção de prêmios, Lenita viu suas três gurias também desenvolverem a paixão pela dança que a fisgou ainda criança. É verdade que a infância entre sapatilhas e pliês facilitou o encantamento por esse universo, mas Déborah, Helena e Sílvia tiveram liberdade para escolher seus rumos.

Trilharam suas próprias trajetórias, mas sem tirar os pés do tablado, e conduziram suas formações para o trabalho que desenvolvem nas escolas de balé - atualmente seis unidades - que a mãe fundara anos atrás.

- Foi algo que cresceu naturalmente na nossa vida - conta Helena.

Nenhuma esconde a inspiração materna e o orgulho de levar adiante um sonho que se tornou familiar. Mesmo ali, compartilhando o ambiente de trabalho, cada uma achou seu espaço individual.

Déborah, a filha mais velha, dedica-se ao repertório clássico e ao contemporâneo e se envolve na organização de eventos grandiosos, como o Natal Luz de Gramado. Helena voltou-se à dança clássica e à coreografia, é a especialista em Royal Ballet. Sílvia levou sua formação em Pedagogia para trabalhar com a criançada na escola e ainda cuida da parte administrativa. As três têm na figura de Lenita uma referência incontestável, ainda que não possam dizer que brigas não aconteçam.

- Ah, claro que tem umas briguinhas, mas isso é natural, né? - diverte-se Lenita.

Déborah credita à mãe os primeiros ensinamentos e o incentivo de persistir. Hoje, Lenita costuma dizer que são as filhas - e os netos - o grande estímulo para que, do alto de seus 80 anos, ainda mantenha uma rotina de trabalho e aprendizado.

- Ela diz que a incentivamos, mas é ela, todo dia aqui, que nos incentiva - diz Débora.

- É a minha musa, a minha diva - derrete-se a caçula Sílvia.

O peso do nome da mãe no cenário da dança do Rio Grande do Sul também não comprometeu decisões e reavaliações entre as três irmãs. Se por um lado tinham uma grande professora dentro de casa, elas são incessantes na busca por conhecimento, atualização e inovação. E, mesmo nesse ímpeto de trazer novidades, toparam com a figura vanguardista da mãe.

- O balé de adultos, que hoje é um sucesso na nossa escola, foi uma coisa que ela inventou 20, 30 anos atrás. Hoje, sou eu quem dá essas aulas inspirada nela - conta Helena.

- Ela foi a responsável por tudo... Por tudo de bom na minha vida - completa Déborah.

Nenhum comentário: