sexta-feira, 18 de maio de 2018



Alcides Cruz, deputado imortal 

Alcides de Freitas Cruz, o Dr. Alcides Cruz, deputado, jornalista, professor, escritor, advogado e promotor público em Porto Alegre, entre outras atividades, nasceu na Capital em 1867, 21 anos antes da abolição da escravatura no Brasil. Alcides, homem negro, apesar das dificuldades da época, que ainda hoje são enfrentadas pela população negra, em seus breves 49 anos de vida, soube estudar, trabalhar e agir em muitas funções privadas e públicas, tornando-se um dos maiores parlamentares que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul já teve. 

Em boa hora e fazendo justiça, a Assembleia Legislativa, contando com a valiosa organização do Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Ihgrs) e do Memorial do Legislativo lançou, há poucos dias, o volume número 14 da Série Perfis Parlamentares Gaúchos. Getúlio Vargas, João Neves da Fontoura, José Antônio Flores da Cunha, Oswaldo Aranha, A.J. Renner, João Goulart, Carlos Santos, Leonel Brizola, Bento Gonçalves da Silva, Joaquim Francisco de Assis Brasil, Suely de Oliveira, Fernando Ferrari e Gaspar Silveira Martins são os demais 13 homenageados na Série Perfis. Alcides Cruz, como se constata, está em ótima companhia. 

A obra comemora os 150 anos de nascimento de Cruz, deputado em cinco legislaturas, além de ter sido chefe de gabinete de Júlio de Castilhos, então presidente do Estado. 

Cruz foi vice-presidente do parlamento na primeira década do século XX. Com grande conhecimento jurídico, foi professor de Direito na Ufrgs, faculdade que ajudou a fundar e, com grande força de trabalho, inteligência e vigor, soube enfrentar o cenário contrário aos negros e conquistar o merecido respeito. A edição presta um grande serviço ao Rio Grande do Sul, pois apesar de vida e obra notáveis, Alcides Cruz, nome de rua em Porto Alegre, era um ilustre desconhecido em nosso Estado. Fizeram muito bem a Assembleia e o Ihgrs em tirá-lo do esquecimento e, como acontece com o lançamento das boas biografias, ele foi tirado do túmulo e colocado a circular entre nós. 

O volume igualmente presta tributo ao povo negro, um grupo étnico tão capaz e tão importante como os demais grupos que compõe o nosso Estado que, como sabemos e apreciamos, é um riquíssimo e democrático mosaico cultural e étnico. 

lançamentos 

Estela sem Deus (Zouk Editora, 208 páginas), do romancista e contista carioca radicado em Porto Alegre Jeferson Tenório, é um romance que se passa na era Collor. Aos 13 anos, a delicada e forte Estela tenta livrar-se de mágoas e tece sua "maturidade improvisada". 

Melancolia, Deus, sofrimento e outras questões são enfrentadas por Estela, adolescente de um País eternamente embrionário. Da autodescoberta à alta performance - 10 comportamentos preciosos para você despertar sua inteligência emocional (Editora Leader, 152 páginas), organizado por Thereza Ferreira, com coordenação editorial de Andréia Roma e prefácio de Shirley Carvalhêdo Franco, é o primeiro volume da série Phases. 

Apresenta dicas para o leitor desenvolver sua inteligência emocional e potencializar suas habilidades. 

1942 - O Brasil e sua guerra quase desconhecida (Harper Collins, 320 páginas), do músico, escritor e diretor de documentários João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, é a segunda edição da obra que explica a importância e o sacrifício dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. 

Narrativa histórica bem escrita e embasada, a obra mostra muita aventura, ação e reflexão. - 

Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/05/colunas/livros/627645-alcides-cruz-deputado-imortal.html

Nenhum comentário: