quarta-feira, 16 de maio de 2018



15 DE MAIO DE 2018
DAVID COIMBRA

Salvem Gerald!

Querem matar a girafa Gerald. Estou preocupado com isso. Por vários motivos - um deles é que conheço pessoalmente a girafa Gerald, se é que alguém pode conhecer "em pessoa" um bicho.

Nosso encontro, meu e da girafa, deu-se em 2010, durante a Copa da África do Sul. Fui visitar um parque de animais selvagens nas proximidades de Joanesburgo e me disseram que poderia alimentar uma girafa, se quisesse. Bem, nunca na vida havia pensado em alimentar girafas, mas, já que estava lá, por que não? Então, deram-me um saco de papel cheio de comida de girafa e me orientaram:

- Pega um punhado e levanta a mão bem alto, para ela vir comer.

Foi o que fiz, e aquela imensa girafa avançou ondulando em minha direção, deixando-me levemente apreensivo. Mas ela foi bastante pacífica, apenas abaixou seu longo pescoço, abriu a boca e de lá projetou uma língua azul do tamanho de um braço de homem e, com aquela língua, SCHLEP!, capturou a comida que lhe oferecia. Minha mão ficou toda melecada de saliva de girafa. Não foi muito agradável, mas assim é o mundo animal.

Agora, na semana passada, fiquei sabendo da seguinte notícia: uma equipe de cinema estava filmando naquele mesmo parque de animais selvagens de Joanesburgo. Curiosa com o movimento, uma girafa chamada Gerald se aproximou para ver o que estava acontecendo. O cineasta aproveitou para tomar alguns closes do corpo e dos pés de Gerald. Foi aí que a girafa se irritou e deu uma pescoçada no homem, que voou longe, quebrou a cabeça e morreu.

Pois desconfio que Gerald seja a mesma girafa que me deu uma lambida em 2010. Vi algumas fotos dele nas reportagens sobre a morte do cineasta e penso ter reconhecido um certo olhar de gratidão que ele me lançou no passado.

A questão é que as autoridades de Joanesburgo pretendem executar Gerald, cumprindo uma regra internacional que manda matar bichos que mataram homens. O dono do parque, no entanto, recusa-se a seguir essa regra. Diz ele que Gerald não fez nada de errado, com o que concordo totalmente.

Quem é que inventou essa lei? Com que lógica? É uma vendeta? Outro dia, vi o filme de um indiano que caiu no espaço onde moram os tigres em um zoológico. Um imenso tigre veio do fundo da jaula e deteve-se diante do indiano, que ficou ajoelhado, com as mãos cobrindo a cabeça, falando sem parar, acho que rezando. As pessoas que assistiam à cena gritavam, desesperadas, tentando espantar o tigre. Que não se deixou abalar. Permaneceu alguns segundos em dúvida, cheirando o homem, ouvindo a gritaria, olhando para um lado e outro, até que tomou a decisão: deu uma dentada no cangote do indiano, arrastou-o para a jaula e o comeu. Li que esse tigre havia sido morto por isso.

Foi, obviamente, uma injustiça. O tigre não teve culpa nenhuma. Ele não pediu para estar no zoológico e, afinal de contas, ele é um tigre. Tigres comem suas presas, mesmo que sejam seres humanos.

Defensores da execução alegam que tigres, depois de comerem uma pessoa, vão querer comer outras, o que me parece tremenda presunção: pessoas se acham muito gostosas. Mas, tudo bem, vamos admitir que carne humana seja uma delícia irresistível. Certo. Só que a girafa não comeu ninguém!

Sou, portanto, pela inocência da girafa. Gerald livre!

Mas comecei a falar do meu velho conhecido Gerald para chegar a outro assunto. Porém, o espaço acabou. Chegarei lá amanhã.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: