sexta-feira, 24 de maio de 2013


Jaime Cimenti

As obras da juventude de Tolstói

Os romances Infância, Adolescência e Juventude, do genial e imortal escritor russo Lev Tolstói, são, provavelmente, as obras mais autobiográficas do autor do clássico romance Guerra e Paz e de outras obras da literatura universal, como A morte de Ivan Ilich e Anna Karenina. Em formato de bolso, as três narrativas acabam de sair pela coleção L&PM Pocket em volume único, com tradução, introdução, cronologia e posfácio da professora Maria Aparecida Botelho Pereira Soares.

Muitos consideram Tolstói o maior escritor russo de todos os tempos e os julgamentos do tempo, da crítica e dos leitores o colocam como um dos criadores mais marcantes das letras universais. Um dos maiores críticos e professores de literatura do mundo, Harold Bloom disse que Tolstói é o mais canônico de todos os romancistas do século XIX. Infância, Adolescência e Juventude foram publicados originalmente em folhetim nos anos de 1852, 1854 e 1857, quase uma década antes de Guerra e Paz e Anna Karenina.

Os textos mesclam bem autobiografia e ficção e o autor inspirou-se em eventos e pessoas reais para compor a trilogia. Nos três romances, em que figura o narrador-protagonista Nikolai Irtêniev, garoto nascido na nobreza rural (como Tolstói), é composto um grande painel da Rússia tsarista. As relações entre senhores e servos, os devaneios de juventude, os costumes da alta sociedade moscovita, entre outros temas, estão presentes na narrativa.

Nestes grandes romances de formação, o autor desenvolve seu domínio narrativo, especialmente quando descreve a vida interior dos personagens. Essa técnica, como se sabe, é a maior característica das obras-primas do escritor russo. Tolstói nos revela como a mente de um jovem rico foi abrindo-se para o mundo, para a existência de outras classes de pessoas, não nobres, com que ele fora privado de conviver até os 16 anos pelo excessivo zelo de sua mãe.

Esta edição é histórica pois, pela primeira vez, o leitor brasileiro pode ler as obras do autor em tradução direta do original russo. Tolstói sonhou com uma revolução moral, sem armas, sem violência, inspirou Gandhi. Seus sonhos ainda são utopias. Depois que o autor se foi, duas guerras mundiais ocorreram, dezenas de guerras localizadas e revoluções sangrentas e um número infindável de atos terroristas aconteceram. O abismo entre os pobres e ricos aumentou.

Mas o grande legado de escritor realista e as páginas literárias imortais de Liev Tolstói permanecem, por sua arte, beleza e importância. Permanecem como devem permanecer os sonhos.  L&PM Pocket, 400 páginas, www.lpm.com.br.

Nenhum comentário: