sexta-feira, 24 de maio de 2013


Jaime Cimenti

As expressões do liberal Hélio Faraco de Azevedo

Quem ainda não conhece o dr. Hélio Faraco de Azevedo, advogado, professor, consultor jurídico e fundador do Lions Clube Porto Alegre Balneários, entre outras atividades e titulações, tem agora oportunidade de entrar em contato com esse  menino alegretense de 84 anos e suas ideias. Razões, ideias, ideais, teses e opiniões que resultam de uma existência longa e profícua, relatadas no livro Expressões do tempo.

O autor é advogado há mais de 60 anos, convive com dona Nara há 60, tem cinco filhos e nove netos e segue muito ativo. Suas crônicas - ou pequenos ensaios - têm apresentação do escritor Rubem Penz e prefácio do advogado e professor André Jobim de Azevedo.

Os textos são claros, objetivos, por vezes irônicos, e tratam de direito, justiça, Alegrete, Hino Alegretense, braguetaço, mensalão, STF, serviço voluntário, política, corrupção, greve, concurso público, imprensa e liberdade de imprensa, 11 de setembro, esquerda, direita, casamento, educação de filhos, advocacia e muito mais.

Enfim, o vivido e estudioso autor, que se considera um integrante histórico da vida, reflete sobre muitos temas importantes da contemporaneidade e emite suas fortes opiniões sobre eles. Claro que os leitores poderão discordar de algumas posições e o autor, um liberal, um democrata, mais do que ninguém, entenderá e aceitará, com bonomia, o fato.

“As pessoas devem ser livres para pensar, para exercitar seus sonhos, para buscar suas ambições e realizar seus projetos. “O Estado tem de ser, apenas, instrumento para o exercício dessas liberdades e meio para proporcionar o regramento pacífico da convivência”,  escreveu o autor, na página 84, em crônica que fala de direita, esquerda, rótulos liberais e reacionários. Acima de partidos, seitas, preconceitos e ideias preconcebidas, o autor e a obra dão ênfase ao liberalismo.

A obra teve coordenação editorial de Lóris Brissac e design gráfico do Roka Estúdio e consultoria de Rubem Penz. Pois é, além de Mario Quintana, Osvaldo Aranha, Sergio Faraco, Eduardo Faraco, a família Fagundes e tantas outras pessoas de destaque, o Alegrete nos deu o dr. Hélio Faraco de Azevedo.

E eles são mesmo do Alegrete, viu,  não  estão só querendo se  exibir. Te mete! Literalis, 184 páginas, www.literalis.com.br.
Jaime Cimenti

Nenhum comentário: