sábado, 25 de maio de 2013


26 de maio de 2013 | N° 17444
O CÓDIGO DAVID | DAVID COIMBRA

Sócrates, caixas, hienas e DEBORAH SECCO de calcinha

Mas como é que nós vivíamos sem internet? Que mundo árido era aquele. Um mundo de trevas.

Eu, todos os dias, bebo da sabedoria que me chega por esse caudaloso rio virtual. Um Nilo da boa informação. A variedade humana inunda-me sem que precise me erguer da cadeira de espaldar baixo onde apoio as costas cansadas. Note, por exemplo, o caso das hienas. Outro dia escrevi sobre elas e, de pronto, os leitores passaram a despejar torrentes de dados preciosos a respeito desses quadrúpedes na minha caixa de correio.

Fiquei sabendo que o pai de todas as hienas, bem como de todos os carnívoros chamados pelo poético nome de “patas de veludo”, que são aquelas almofadinhas dos pés dos gatos e dos cachorros, pois esse pai ancestral foi o miacid, bicho parecido com a doninha, do tamanho de um pitbull. O miacid fez suas estripulias pelo planeta logo depois do desaparecimento dos dinossauros, mais de 55 milhões de anos atrás.

Ele foi se desenvolvendo lenta e inexoravelmente até que, há 22 milhões de anos, surgiu, gloriosa, a primeira de todas as hienas. E há apenas 18 mil anos, quando nós, homo sapiens, já caçávamos bisontes, existia uma hiena gigante, temível, do porte de uma leoa, capaz de triturar ossos de elefantes com os molares.

Gostei de aprender isso e até já estou simpatizando mais com as hienas, eu que as desprezava.

Também me chegaram informações sobre os ídolos do rugby nacional, e eu nem sabia que eles existiam. Quase ao mesmo tempo, descobri que o tapete Nomad, com maior absorção de água, possui tecnologia antiderrapante. E o melhor: especialistas do feng shui me fizeram advertências acerca das cores, como:

O branco – Uma pessoa que passa muito tempo em um lugar totalmente branco tem a sensação de frieza, vazio e hostilidade.

O preto – Uma sala preta pode transmitir a sensação de angústia por lembrar o luto.

O lilás e o violeta – Em excesso podem causar depressão e ansiedade.

O azul – Tem efeito calmante, mas um ambiente azul demais dá sono.

O vermelho – No quarto do casal, ativa a sexualidade, mas também provoca brigas, confusões e explosões de humor.

Acesse a internet e saiba: há que se tomar cuidado com as cores.

Mas por que alguém me enviou um e-mail a respeito de caixas industriais? Li atentamente o e-mail. Existem caixas industriais com capacidade de 4,5 litros, 15,5 litros e 35 litros. Hm. Um dia posso usar essa informação.

Muita gente manda e-mails com pensamentos. Esses dias recebi o seguinte: “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem - Sócrates”. Será que Sócrates realmente disse isso? Como Maomé e Jesus, ele nunca escreveu nada na vida. Quem escrevia para os três eram seus discípulos. Verdade que a mulher de Sócrates, Xantipa, entrou para a História devido ao seu mau humor. Contam que um dia ele aconselhou a um de seus alunos: “Case-se. Se você tiver uma boa mulher, será feliz. Se tiver uma mulher como a minha, será filósofo”.

De qualquer forma, apreciei a suposta frase de Sócrates, assim como a promoção de pizza grande que me ofereceram: uma pizza de 35 centímetros e dois sabores por R$ 18. Boa pizza, bom preço.

Agora preciso contar algo que me intriga. Todos os dias, mas todos os dias!, recebo e-mail de um sujeito que vende facas. Ele sempre oferece uma única faca e, para isso, utiliza uma linguagem estranha. Estou achando que se trata de algum tipo de código. Afinal, por que alguém pensaria que todos os dias eu preciso comprar uma faca? Leia um trecho do e-mail dele e me diga o que significa e se devo ficar preocupado:

“Lâmina: de construção integral, uma única peça; forjada em aço damasco composto de dois tipos diferentes de aço, 5160 e 15n20. Eles foram caldeados em barras de 25 camadas, sendo 13 de 5160 e 12 de 15n20. O bloco foi cortado em três partes. Estas barras foram recaldeadas, dando origem a um bloco com 75 camadas.

Depois este bloco foi cortado em duas partes e recaldeado, dando origem a um bloco com 150 camadas, que foi forjado para o formato final da lâmina integral. Depois de forjado ele foi recortado, dando origem ao padrão final de desenho. O padrão do desenho é chamado de laeder curvo. O desenho do aço é revelado com percloreto férrico, e depois tratado com um banho de fosfato de manganês”.

Não é enigmático? Todos os dias, todos os dias. Tenho medo desse e-mail da faca.

Depois de recebê-lo, só descontraio um pouco ao ler os e-mails com vírus. Adoro os e-mails com vírus. “Fotos da Deborah Secco só de calcinha”. “Cheque devolvido”. “Solicitação de regularização imediata de conta vencida”. “Veja as fotos que você pediu”. “As fotos da nossa festa de sexta à noite”. “Por que você fez isso comigo?” “Vou falar a verdade: eu te amo”. Não é comovente o esforço que eles fazem para chamar a minha atenção?


Preciso abrir um desses e-mails algum dia. Não sei mesmo como vivíamos sem as delícias da internet.

Nenhum comentário: