terça-feira, 28 de maio de 2013


28 de maio de 2013 | N° 17446
DAVID COIMBRA

Não mande flores para a cova do inimigo

O ideal de um clube da dupla Gre-Nal é se importar tanto com o arqui-inimigo até o ponto em que não precise mais se importar tanto com o arqui-inimigo.

Porque só o que interessa para os gremistas são os colorados, e só o que interessa para os colorados são os gremistas.

Fernando Carvalho compreendeu isso. Estabeleceu metas para a sua gestão no Inter. A primeira de todas: deixar de perder Gre-Nal. Foi assim que pavimentou o caminho do Inter vencedor do quinquênio 2005-2010. Foi assim que mudou o Inter para sempre.

Fernando Carvalho sabe que a medida do Inter é o Grêmio; e vice-versa. Sabe que, como canta o velho Belchior, não se deve mandar flores para a cova do inimigo.

O jogo mais importante

O Grêmio confundiu-se ao estabelecer as estratégias de enfrentamento dos seus três últimos clássicos, justamente em momentos em que estava melhor do que o Inter. No ano passado, não empenhou-se para vencer um jogo ganho; neste ano, escalou reservas em duas oportunidades.

Erro primário.

Talvez pudesse vencer os jogos, aliviar-se com o bálsamo do Campeonato Gaúcho e fazer o rival espadanar na crise. Ao contrário, comprometeu seu começo de temporada, fortaleceu o Inter e, agora, quem se repoltreia na desconfiança é ele, Grêmio.

A verdade mais que centenária nunca deve ser esquecida: para Grêmio e Inter, o jogo mais importante do mundo é, e sempre será, o Gre-Nal.

Tempo de amadurecer

Fernando Carvalho é um admirador do futebol do Fred. Considera-o um novo Tinga, um jogador que, com sua movimentação, dá dinamismo ao time.

Eu sempre fui desconfiado de meias que não sabem fazer gol, mas, ao ver essa última atuação de Fred contra o Vitória, tenho de concordar. Se jogar sempre com essa disposição, Fred se tornará fundamental ao time do Inter.

Um detalhe: Fred só está podendo se tornar o que é porque está tendo tempo para amadurecer. Porque o Inter passou um semestre inteiro na bonança. Porque o Grêmio desprezou o Gre-Nal.

Aprendendo com Nietzsche

Fred está se tornando quem ele é. É a base de toda a filosofia e de toda a psicanálise. “Torna-te quem tu és”, escreveu Nietzsche.

Não se trata de tarefa fácil.

Nietzsche também dizia que cada um deve saber o quanto de verdade sobre si mesmo é capaz de suportar.


É por isso que, muitas vezes, ir tão fundo talvez não seja o ideal. Talvez o melhor seja deixar que a vida o conduza. Aprender e fazer ao mesmo tempo. Pensar enquanto age. Como Fred. Ele vai jogando, ele vai se adaptando às exigências da realidade e, aos poucos, vai se encontrando, vai descobrindo como se sente melhor e onde se sente melhor e de que forma se sente melhor. Está se tornando quem ele é.

Nenhum comentário: