sexta-feira, 31 de maio de 2013


Domitila e o nascimento do Brasil político

Depois do extraordinário sucesso de seu livro de estreia, Titília e o Demonão; cartas inéditas de D. Pedro I à marquesa de Santos, o historiador Paulo Rezzutti presenteia o público amante de história e de boas histórias com a sua muito aguarda biografia de Domitila de Castro (1797-1867), a incomparável Marquesa de Santos, amante do primeiro imperador do Brasil e uma das mulheres mais notáveis e influentes da América Latina, que, segundo o escritor Paulo Setúbal, “encheu um império com o ruído do seu nome e o escândalo do seu amor”.

Domitila - A verdadeira história da marquesa de Santos tem prefácio da historiadora Mary Del Priore e se insere nas pesquisas e estudos sobre nosso passado e traz dados inéditos sobre dona Leopoldina, mulher de D. Pedro I. Esses dados inocentam de vez o imperador e a marquesa de terem provocado a morte da primeira imperatriz do Brasil.

Os dados foram obtidos da exumação de D. Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia, ocorrida em 2012, e da qual participou o autor Paulo Rezzutti como consultor. Através de uma escrita eficaz, viva, sem desagradáveis efeitos de retórica, que se lê com prazer, emoção e curiosidade, esta biografia, produto de anos de pesquisa em arquivos diversos e centenas de documentos, mostra o nascimento da bela Domitila na pequena e provinciana São Paulo. Mostra depois seu casamento desastroso e o início de seu romance com D. Pedro I, justamente no primeiro ano do Império Brasileiro.

São absolutamente inéditos os capítulos sobre o retorno de Domitila ao seu torrão natal, o seu reerguimento, o matrimônio com o homem mais influente da província e sua mudança, ao olhos do povo, de amásia em mulher emancipada, de alpinista social em matrona protetora dos estudantes, de parasita venal em promotora de caridade, de destruidora de lares em matriarca de uma grande família, de prostituta em santa. Com seu semissorriso no célebre retrato, comparável ao de Mona Lisa, e com seus mistérios, Domitila resume uma época, diz o autor.


“Que mistério nos esconde Domitila?, pergunta ele, que responde: “todos e, ao mesmo tempo, nenhum”. Rezzutti desconstruiu o mito e apresenta a história de Domitila, que tem como pano de fundo as transformações políticas, sociais e econômicas do Império do Brasil. Sem dúvida uma obra importante para quem pretende saber de onde nascemos politicamente. Geração Editorial, 352 páginas, www.geracaoeditorial.com.br.

Nenhum comentário: