quinta-feira, 9 de janeiro de 2020


09 DE JANEIRO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Um tigre-d'água no asfalto


O passeio calmo e lento de uma tartaruga interrompeu o trânsito intenso da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira- Rio, em Porto Alegre, por volta das 8h de ontem. O animal se deslocava pela pista do sentido Centro-bairro, mas na contramão, rumo à Avenida Ipiranga.

Alguns carros passavam pertinho da tartaruga, que, assustada, retraía-se e ficava parada sobre o asfalto. Foi assim até aparecer Maurício Rosa, 43 anos, que voltava do Centro, de motocicleta, após levar a esposa ao trabalho. Decidiu atravessar o veículo na faixa da direita e sinalizar para que os demais condutores tivessem cuidado.

O motociclista, que trabalha como cobrador de ônibus, pegou o animal e o levou até o canteiro central. - Quando passei, não pensei duas vezes: "Vou tirar ela daqui!". Porque provavelmente ela não teria chance alguma se ninguém olhasse diferente para ela.

Enquanto ouvia "parabéns" do motorista de um carro, Maurício decidiu levar o bichinho para o Parque Marinha do Brasil. A tartaruga foi deixada em um dos lagos. Moveu-se até a água turva, mexeu as patas e foi para a parte mais profunda, onde desapareceu da vista.

- Não poderia ver e não fazer nada - comentou.

O motociclista voltou caminhando até a moto, que seguia atravessada sobre a via, e foi para casa.

Segundo o mestre em Biologia Animal Maurício Tavares, a tartaruga é um tigre-d?água (Trachemys dorbigni). Essa espécie é nativa do Brasil, do Uruguai e da Argentina e habita rios, banhados e lagos. O animal vive até 30 anos e é muito comum no Rio Grande do Sul.

VITOR ROSA

Nenhum comentário: