quarta-feira, 26 de setembro de 2018


26 DE SETEMBRO DE 2018
ELEIÇÕES 2018

10 prioridades para o RS crescer


AGENDA 2020 ENTREGARÁ A CANDIDATOS a governador caderno com propostas para impulsionar a expansão do Estado

O movimento Agenda 2020 apresentará hoje, às 14h, no teatro do prédio 40 da PUCRS, na Capital, um caderno de propostas com as 10 prioridades do Rio Grande do Sul em 10 áreas temáticas aos candidatos ao governo do Estado. O evento, que será aberto ao público, terá as presenças de José Ivo Sartori (MDB), Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT), Jairo Jorge (PDT) e Roberto Robaina (PSOL).


Entre as demandas estão pontos estratégicos para o crescimento gaúcho, como eficiência na gestão pública, melhoria nas estradas, ações integradas de segurança, evolução na estrutura de logística para o agronegócio, regionalização da saúde, gerenciamento de recursos hídricos, educação para o século 21, participação social e fomento aos ambientes de inovação e também de negócios.


Das 10 prioridades, ZH teve acesso ao detalhamento de três (veja mais no quadro ao lado). Na área da saúde, o objetivo é ampliar e fortalecer os serviços mais complexos em polos regionais. Na inovação, o movimento sugere ações e políticas que estimulem ambientes de desenvolvimento. Na gestão pública, a proposta é a modernização e o aumento da eficiência na administração, com adequação do tamanho do Estado.


DEPUTADOS ESTADUAIS TAMBÉM SÃO ALVO


O documento foi produzido por cerca de 900 voluntários ligados à ONG Polo RS, responsável pela gestão executiva da Agenda 2020. Os colaboradores, que são profissionais, estudantes, pesquisadores e lideranças empresariais e sociais, representam todas as regiões do Estado e integram diversos segmentos de atuação. A partir de 837 propostas levantadas em encontros de trabalho realizados neste ano, o movimento tratou de eleger os principais assuntos que deveriam ser encarados pelo próximo governador em sua gestão de 2019 a 2022.


- Foram definidas as prioridades das prioridades, ou seja, aquilo que não pode mais ser adiado e tem forte impacto no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tanto no curto quanto no longo prazo - explica Humberto Busnello, presidente da Agenda 2020.


Segundo o gestor do movimento, o caderno de propostas também será entregue aos deputados estaduais na Assembleia.



- Os deputados têm forte responsabilidade em aprovar o que a sociedade gaúcha elegeu como fundamental e urgente - salientou Busnello.


ADRIANO DE CARVALHO

Nenhum comentário: