segunda-feira, 24 de setembro de 2018


24 DE SETEMBRO DE 2018
RBS BRASÍLIA

Longe da realidade


O clima do nós contra eles cada vez mais forte nesta reta final de campanha abafa a falta de propostas concretas para tirar o país da crise econômica e deixa uma dúvida no ar: quem terá capacidade de diálogo com o Congresso? Mergulhados em contradições quando o assunto é política econômica, os candidatos que lideram as pesquisas driblam questões como o déficit público e a limitadíssima capacidade de investimento. 

A menos de 15 dias das eleições, a discussão deveria estar concentrada em modelos claros de retomada do crescimento, prioridades para o orçamento e como o presidente pretende se relacionar com o lobby das corporações. Assim que assumir, o novo inquilino do Planalto terá que encaminhar ao Congresso propostas de reformas, começando pela Previdência. É isso que precisa ficar claro. O resto é cortina de fumaça para distrair o eleitor do que realmente importa.

Na agenda de campanha do candidato Ciro Gomes no Rio Grande do Sul, no próximo dia 28, haverá espaço reservado para o Carnaval. Representantes da Academia de Samba Cohab-Santa Rita, de Guaíba, vão apresentar ao pedetista o enredo: Ceará - cabra da peste, nasce a fortaleza do Nordeste. Antes do primeiro turno, o candidato aproveitará para um último giro pelos Estados do Sul.

Vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão afirmou à coluna que, se chegar ao Palácio do Jaburu, não terá papel decorativo e poderá também assumir outro ministério. Ele, no entanto, jura que não faz questão de ficar com a pasta da Defesa. Está na mira área ligada à infraestrutura.

Infidelidades partidárias já renderam duas expulsões em Santa Catarina: o PSB mandou embora o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que declarou apoio a Jair Bolsonaro (PSL). O PSDB expulsou o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, que contrariou decisão de apoiar o emedebista Mauro Mariani na disputa ao governo do Estado. Thomé está ao lado do nome do PSD, Gelson Merísio. No RS, as infidelidades também correm soltas, mas sem punições.

Colaborou Silvana Pires - CAROLINA BAHIA

Nenhum comentário: