sexta-feira, 26 de agosto de 2016


26 de agosto de 2016 | N° 18618
CAMPO ABERTO | Joana Colussi

COM OLHOS NA EXPOINTER E EM BRASÍLIA


A 39ª Expointer será realizada exatamente nos dias em que sessão histórica em Brasília define quem comandará o Brasil nos próximos anos. Embora a feira agropecuária tenha no seu DNA a excelência genética de animais e a tecnologia de máquinas e equipamentos, será impossível disassociá-la do momento político e econômico vivido pelo país. Neste sábado, na abertura oficial do evento, nada menos do que quatro ministros do governo interino de Michel Temer estarão na cerimônia que, neste ano, irá ocorrer no dia em que os portões abrem ao público e não mais junto ao desfile dos campeões, quase no final da feira.

Apesar de o desempenho da Expointer ser uma incógnita, discursos de representantes do setor trazem um tom mais otimista em relação à edição do ano passado.

– Pelo menos, a situação já parou de piorar. O desemprego no setor estabilizou. O ânimo hoje é outro – indica Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers).

A possibilidade de o país ingressar em um período menos conturbado em Brasília entra nos cálculos da perspectiva de recuperação do mercado de máquinas – prevista para os próximos meses.

– Estabilidade política é sempre favorável à tomada de decisões que signifiquem compromissos de longo prazo – diz a vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ana Helena de Andrade, referindo-se aos investimentos em máquinas e equipamentos.

Para o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, os sinais de retomada da economia brasileira serão refletidos nesta Expointer, não necessariamente de forma imediata durante a feira:

– Os negócios são importantes e necessários. Mas sabemos que muitos poderão começar agora e se concretizar mais para frente, com um cenário mais nítido – avalia Polo.

NÃO FALTARÃO MINISTROS NO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DA EXPOINTER. QUATRO JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA: BLAIRO MAGGI, DA AGRICULTURA, OSMAR TERRA, DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, RONALDO NOGUEIRA, DO TRABALHO, E SÉRGIO ETCHEGOYEN, DA DEFESA. SÃO ESPERADOS AINDA OS MINISTROS DA AGRICULTURA DA ARGENTINA E DO URUGUAI.

Nenhum comentário: