Perguntas e respostas na memória
CHIADO EDITORA/DIVULGAÇÃO/JC
Entre a meia-noite e o fim do inverno (Chiado Editorial Portugal, 255 páginas, R$ 30,00) é o terceiro romance consecutivo publicado, em três anos, do professor, jornalista e escritor Fernando Favaretto, nascido em Sério, em 1977, e, atualmente, diretor da Ufrgs TV. Favaretto é formado em Jornalismo e Letras e cursa doutorado em Educação.
A obra terá sessão de autógrafos no sábado, 14 de novembro, às 17h, no pavilhão central da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Favaretto publicou, em 2013, o romance Sobre dores, amores e uma panela velha, e em 2014, Ninguém me explicou na escola, ambos pela editora carioca Multifoco.
O autor deixa transparecer em seus livros a importância que a memória imprime na sua literatura. Neste romance, a partir de uma frase ouvida em um encontro casual, o protagonista Henrique volta ao tempo através de infinitas lembranças de sua infância e juventude no Interior do Rio Grande do Sul, na fictícia cidade de Serrinha. "A Felipa casou com uma cara que bate nela, o Índio virou pastor, o Rosário ninguém sabe onde anda e a Fátima morreu de câncer, uns dois anos atrás", disse Diva, uma velha conhecida, para Henrique, numa sala de espera de consultório médico.
A frase detona lembranças, sensações, desejos e muitas memórias, e Henrique se transporta para quinze anos atrás, quando tinha uns 15 anos; e Fátima, também. "O passado é um espaço de fronteira entre um distanciamento impossível e um pertencimento necessário. Lá, estão lembranças, memórias, vivências que, de muitas formas, nos constituíram como as pessoas que somos, e por mais que queiramos ou tentemos, não conseguimos apagar ou ignorar", disse Favaretto, falando sobre as muitas possibilidades de lidar com o tempo pretérito, e ele escolheu explorá-lo, "no que ele tem de engraçado, de impactante, de confuso, de determinante".
O descobrimento dos problemas e paixões da adolescência, os poucos recursos financeiros, a proteção e o zelo da família e a relação de cinco amigos são as recordações que reacendem questionamentos que fazem Henrique ir atrás de respostas. No meio do caminho, surgem mais perguntas, inesperadas.
O novo romance de Fernando Favaretto mostra, mais uma vez, a força narrativa do autor, o rigor e a clareza da linguagem fluente e a sólida construção de cenários e personagens, sem adjetivos ou descrições em excesso. O que foi vivido ou não pelos cinco personagens durante os 15 anos de afastamento?
Que verdades ou mentiras poderão vir à tona quando forem remexidas as lembranças e revelados os segredos daqueles tempos? O que realmente está enterrado entre a meia-noite e o fim do inverno?
Lançamentos
Águas do Guaíba (Libretos, 216 páginas) apresenta textos de Rafael Guimaraens, fotos de Marco Nedeffe e desenhos de Edgar Vasques sobre nosso Guaíba. Design gráfico e edição de imagens de Clô Barcellos e fotos aéreas de Ricardo Stricher.
A descoberta da currywurst (Dublinense, 192 páginas), romance do consagrado escritor alemão Uwe Timm, tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e foi escrito a partir do prato tipicamente alemão, que tem tempero indiano.
Manual essencial da Bíblia (Sociedade Bíblica do Brasil, 240 páginas) de Terry Jean Day e Carol J. Smith, editado por Tim Dowley, traz informações sobre os livros da Bíblia, respostas e perguntas sobre mistérios, fala sobre quem a escreveu e o propósito de cada livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário