sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jaime Cimenti

Reflexões sobre amor, casamento e ciúme

O Círculo Íntimo, romance do professor e escritor norte-americano T.C.Boyle, Ph.D em literatura inglesa do século XIX, acima de tudo, trata de reflexões sobre amor, casamento e ciúme, inspiradas a partir de extensas pesquisas do autor sobre os bastidores do  projeto de Alfed Kinsey, que resultou no famoso Relatório Kinsey.

O romance narra o surgimento, o desenvolvimento e a propagação da sexualidade nos Estados Unidos nos anos 1940 e 1950. T. C. Boyle nasceu em 1948, é casado, tem três filhos e leciona língua inglesa na Universidade do Sul da Califórnia. Tem obras publicadas em mais de quarenta idiomas e já recebeu mais de 30 prêmios, entre eles o PEN/Faulkner Award.

Vive próximo de Santa Barbara, Califórnia, e seus contos têm sido publicados em revistas importantes como The New Yorker, Esquire, Harper’s e Playboy. A trama se passa num momento em que sexo era assunto proibido e que as mulheres não podiam nem pensar em ter mais de um parceiro, sobretudo antes do casamento. A sexualidade infantil era tabu. A revolução sexual ainda não tinha chegado. Na história John Milk é um tímido universitário que nunca teve muito contato com as práticas sexuais, muito menos com as mulheres.

Sua vida muda por completo quando conhece o professor de zoologia da Universidade de Indiana, Alfred Kinsey. Ele fala abertamente de sexo, sem pudores ou moralismo e quer fazer ciência a respeito. Milk se envolve profissional, emocional e fisicamente com o professor, tornando-se o primeiro membro do círculo de confiança de estudiosos do projeto Kinsey para a pesquisa sexual.

O grupo é formado por casais com filhos, que estão sempre juntos, buscando entrevistas para o projeto. Viajam, fazem piqueniques com os filhos e namoram uns com os outros, sem restrições. Milk vai no embalo. Mesclando pesquisa histórica sobre as vidas de Kinsey e sua mulher com ficção, a prosa inventiva e sagaz do autor revela os bastidores de uma pesquisa científica que é discutida até hoje e que revolucionou a noção de sexualidade. John Milk tenta conciliar uma vida considerada normal, com sua mulher monogâmica, criada religiosamente sob o tacão dos valores morais, que Kinsey execra e pretende derrubar.


Ao fim, os leitores se perguntarão: Kinsey tinha curiosidade científica ou o projeto se destinava a realizar suas mais íntimas fantasias? Bertrand Brasil, tradução de Jorge Ritter, 560 páginas, R$ 60,00, mdireto@record.com.br

Nenhum comentário: