segunda-feira, 19 de agosto de 2013


19 de agosto de 2013 | N° 17527
PAULO SANT’ANA

Vou abrir consultoria

Quando o presidente do Grêmio, Fábio Koff, decidiu atender às duas indicações deste colunista, mandando contratar os jogadores Barcos e Dida, naquele momento estava se decidindo a sorte do Grêmio neste campeonato brasileiro.

Só a extrema sensibilidade de Koff poderia avaliar a importância da minha indicação. Porque é comum que pessoas procurem um dirigente de clube e recomendem que ele contrate jogadores. Mas Koff viu que eu não estava brincando, eu queria dotar o Grêmio de dois jogadores imprescindíveis para a estrutura de um time.

Quanto a Barcos, ninguém se opôs à contratação. Mas só Deus sabe, a respeito de Dida, o que fui contrariado, ofendido, maldito por tê-lo indicado. De todas as partes, vinham opiniões completamente infundadas sobre a capacidade de Dida. O mínimo que diziam dele, entre inúmeras incorreções, era de que era velho e ultrapassado.

E o que se vê hoje neste campeonato é um Dida seguro, que tranquiliza a direção, seus colegas de time e a torcida, além de ter feito já defesas espetaculares, entre as quais o último pênalti.

Se eu me dedicasse a fundar uma assessoria de indicação de jogadores para clubes de futebol, em poucos anos estaria bilionário.

Quando indiquei Dario para o Grêmio, escrevendo somente o nome DARIO em minha coluna, de cima a baixo, centenas de vezes, não sendo atendido pelo Grêmio, o Inter de Ballvé indo então em busca do jogador, prestem atenção, mudou-se a história do futebol gaúcho, Dario foi vital para o tricampeonato brasileiro do Inter, além do octocampeonato gaúcho.

Esta é a verdade, sem tirar nem pôr. Então, eu tenho tradição e cabedal para indicar jogadores.

No jogo contra o Vasco, sábado passado, Barcos fez dois gols. E em um deles demonstrou uma classe e uma categoria ímpares, limpou a jogada, numa manobra profilática de eliminação da marcação dos zagueiros adversários, mandando a bola na direção do gol exatamente oposta àquela em que se previa que o goleiro iria estar.

Um golaço espetacular!

Belo gol de Ramiro também. Quando terminou o Gre-Nal, empatado em 1 a 1, escrevi que o Grêmio, embora não tenha vencido, tinha me demonstrado a maior atuação dos últimos tempos. E afirmei que Renato achara a fórmula ideal para a escalação: com três zagueiros centrais, leiam outra vez o que escrevi sobre o Gre-Nal.

Pois, meus amigos, o Grêmio ganhou agora três partidas consecutivas, duas fora de casa, nas três com três zagueiros centrais. Eu vou abrir uma consultoria também sobre esquemas táticos.

Muita gente me aplaude e se empolga comigo por indicar Dida e Barcos. Mas o que tem de ciumeira por isso não está no gibi.

Vão secar uma pimenteira! Como me disse ontem pelo telefone o Fábio Koff, é preciso ter muita coragem para indicar dois jogadores para um clube e ficar se expondo todos os dias no jornal sobre essa “temerária” indicação.


Mas até uma crianças sabia, meses atrás, que o Barcos jogava muito mais do que vinha jogando.

Nenhum comentário: