sábado, 24 de agosto de 2013


24 de agosto de 2013 | N° 17532
LIVROS

A disputa que abalou o Império

O recém-lançado “1889” aponta viúva gaúcha como pivô de uma rivalidade que teria colaborado para o Marechal Deodoro proclamar a República
Pouco citada nos livros de História, uma bela gaúcha teria contribuído de forma involuntária para a queda da monarquia e a proclamação da República no Brasil.

O recém-lançado livro 1889, de Laurentino Gomes, relata como uma disputa entre o Marechal Deodoro da Fonseca e um senador da província pela afeição da elegante viúva teria dado início a uma inimizade que precipitaria, nos bastidores do Império, o fim do regime já abalado por razões como o fim da escravidão, atritos entre governo e Exército e a frágil saúde de Dom Pedro II.

Quando servia ao Exército na província gaúcha, muito antes de instituir o novo regime, Deodoro teria proclamado sua afeição a uma moradora de Rio Pardo conhecida como baronesa do Triunfo. Ela não era baronesa de fato, mas filha do Barão de Triunfo, o general Andrade Neves. Se lhe faltava o título nobiliárquico, sobravam encantos. Diz-se que Maria Adelaide de Andrade Neves Meireles era uma quarentona tão bonita que, se já existissem automóveis no Brasil àquela época, seria capaz de parar o trânsito.

O charme de Maria Adelaide teria deflagrado uma disputa romântica entre Deodoro e o senador liberal gaúcho Gaspar Silveira Martins a partir de 1883, conforme a obra de Laurentino, quando o primeiro assumiu o posto de comandante das armas da província. Galanteador, Martins levou a melhor – ele contou com os cuidados da baronesa depois de ter quebrado a perna.

Teria sido esse o início de uma profunda inimizade entre Deodoro e Silveira Martins, que seria decisiva para convencer o relutante marechal a instituir a República em 1889. O militar, monarquista e admirador de Dom Pedro II, só resolveu sepultar de vez o regime após ser informado de que seu antigo desafeto seria nomeado chefe do ministério imperial. Mesmo adoentado, levantou da cama e foi mudar o curso da história.

– A baronesa do Triunfo poderia ser definida como uma madrinha involuntária e anônima da República brasileira – resume Laurentino Gomes.

A escaramuça romântica entre o marechal e o senador já foi abordada em outros livros, como 1889: A República não Esperou o Amanhecer, de Hélio Silva, mas a figura da baronesa permanece pouco conhecida. Tanto que Laurentino Gomes só foi descobrir o nome completo dela depois de sua obra estar pronta.

Foi informado via e-mail pelo coronel do Exército e pesquisador gaúcho Luiz Ernani Caminha Giorgis, depois que o coronel leu uma nota de jornal sobre o livro. Em parceria com o presidente da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil, coronel Claudio Moreira Bento, Caminha escreveu a obra Escolas Militares de Rio Pardo, em que Maria Adelaide é citada como aliada política de Gaspar Martins – mas nada além disso. Bento contesta a intepretação, perpetuada pela tradição oral, de que ambos teriam tido um caso.

– Não há comprovação documental. Ela era uma admiradora política do Gaspar, distinta e religiosa. Deodoro era adversário de Gaspar Martins porque o senador falava mal dos militares – sustenta o coronel Claudio Bento.

Para Laurentino, a despeito de qual fosse o grau de intimidade entre a viúva e o senador, foi suficiente para insuflar o conflito entre o político gaúcho e o militar alagoano e selar o destino do país. O fato é que a morte de Gaspar Martins no Uruguai, em 1901, levou a viúva gaúcha que abalou o Império a realizar uma pomposa cerimônia fúnebre, em Rio Pardo, em sua homenagem.


marcelo.gonzatto@zerohora.combr

Nenhum comentário: