sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Jaime Cimenti

O medo de ser adulto

Eu e você é o novo romance de sucesso de Niccoló Ammaniti, que nasceu e vive em Roma e tornou-se, nos últimos anos, um dos principais escritores italianos. Ammaniti, com seu romance Como Deus manda, recebeu o prestigiado prêmio literário Strega, o principal da Itália.

Autor da antologia de contos Fango, Ammaniti também escreveu os romances Branchie; Ti prendo e ti porto e Não tenho medo. Traduzido em mais de 40 idiomas, o escritor mostra com Eu e você o talento e a versatilidade que marcam sua trajetória. A narrativa gira em torno do protagonista Lorenzo, um jovem dito esquisito, de 14 anos, que decide passar uma semana - a de férias -, num porão escuro, entulhado de móveis e outros pertences de uma condessa morta.

O rapaz quer fugir do mundo, ler, assistir a filmes no computador, ouvir música e se sentir à vontade. Sozinho, antissocial, neurótico, mas muito sensível, perspicaz, meticuloso e extremamente inteligente, Lorenzo tem dificuldades para se comunicar. Ele é bom ator e finge ser igual aos da sua idade. Não gosta de ninguém, apenas da mãe superprotetora, do pai incompreensivo e da avó doente.

O plano do menino vai dando certo. Aí chega a meia-irmã Olívia, a intrusa. Ela é problemática e ele pouco a conhece. Sente-se atraído por ela, mas tenta afastá-la. Ela quer ficar. Ele a ignora, ela clama por socorro. Para ajudar a meia-irmã, Lorenzo vai ter de deixar seu ego de lado e livrar-se de seu orgulho. Ammaniti tem talento para criar personagens com alta densidade humana.

A trajetória de Lorenzo é uma viagem inesquecível através do medo das responsabilidades que o futuro reserva para os jovens na passagem para a vida adulta. Simples, realista, mas altamente envolvente, a escrita de Ammaniti seduz, mostrando o que quer ser e o que se quer ter, muitas vezes sem conseguir ou simplesmente sem poder para tanto. Mentiras pueris, mas inescapáveis, promessas nunca cumpridas e a dificuldade de um jovem de 14 anos para se enquadrar, para lidar com seus sonhos.

Disso tudo e mais é feita a narrativa de Ammaniti, que inspirou Bernardo Bertolucci em seu novo filme. Editora Bertrand Brasil, tradução de Joana Angélica d´Avila Melo, 160 páginas, mdireto@record.com.br.

Nenhum comentário: