sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Jaime Cimenti

Litoral Norte e exemplos de superação

O gaúcho é um forte, um exemplo de superação, no inverno e no verão. Não tem pra ninguém! Não temos medo do nosso clima. Sirvam nossas modelos de façanha a toda terra! Antes da freeway e da Estrada do Mar, enfrentávamos dias de viagem, carroças, balsas e outros bichos para ver as águas quase nunca claras de nossas praias e tomar um arzinho. “Vamo pras praia”, “Cheguemo no litorale”, eram alguns de nossos gritos de guerra.

Engarrafamentos, preços altos, problemas com luz, água e saneamento, prefeituras que pensam quase só em IPTU, criminalidade crescente, chuvas, ventos e outros problemas climáticos não conseguem retirar do veranista gaudério a força para enfrentar as mais variadas situações de adversidade. Te mete!

Alguns gaúchos mais acomodados ficam tomando mate ou uma canhazita nas estâncias, comendo churrasquinho em baixo das figueiras centenárias, ou então, curtindo a tranquilidade, os cinemas e restaurantes mais vazios, os copos de chope cheios e o ar-condicionado das casas e outros locais.

Vamos combinar que até está bom de veranear sem precisar pegar a estrada, com aqueles pedágios meio salgados, os doidos correndo feito doidos e tudo mais. Cada qual no seu quadrado, cada cabeça uma sentença, nada contra ninguém, mas admiro os que têm espírito de luta e enfrentam, com galhardia, as aventuras do Litoral Norte.

Alguns conterrâneos se bandearam para Santa e outros preferem conviver com os doces hermanos uruguaios. Há “ux tradicionaix”, que não abrem mão do Rio de Janeiro. Mas, como dizia, o gaúcho é um forte e, atualmente, muitos estão nas praticidades dos condomínios, onde alguns nem lembram mais de como é aquela faixa estreita de areia e aquele mar caramelo ou chocolate.

O gaúcho é forte e lamenta pouco o fato de março ser o melhor mês de veraneio, no qual ficam os melhores sol, mar e areias abandonados, sentindo falta dos turistas. Mas os oito fins de semana de praia valem muito, valem demais os amigos veranistas e os amigos moradores do Litoral, as rodas de conversa, comida, bebida e música. Vale contemplar o mar infinito e eterno, o vaivém perene das ondas e a beleza cada vez maior das nossas prendas, as mulheres mais lindas do planeta.

Os gaúchos são fortes, continuarão a dar exemplos de superação para a humanidade. Se bobear, vão começar a mostrar força também no inverno, enfrentando os ventos, o frio e as chuvas da costa, sem cortar os pulsos.

Ou cortando, mas só com bolacha Maria, tchê! Não nos assustemo! Se as bala vier por baixo...
Jaime Cimenti

Nenhum comentário: