sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Jaime Cimenti

Aventura, suspense, final imprevisível

O último tiro, romance do consagrado escritor britânico Lee Child, deu origem ao filme protagonizado por Tom Cruise, no papel do ex-policial do Exército Jack Rea-cher. Reacher se tornou personagem de muitos livros de sucesso de Child e é invejado pelos homens, temido pelos inimigos e desejado pelas mulheres. Dinheiro sujo foi a primeira aventura de Jack e o livro foi logo premiado. Hoje são quase vinte aventuras do personagem.

Neste O último tiro, um atirador solitário se esconde num edifício-garagem e dispara contra uma multidão na praça pública de uma pequena cidade. Cinco pessoas morrem num massacre sem sentido, mas o atirador deixa para trás um rastro perfeito. Seu nome é James Barr, e a polícia logo o localiza. As provas não deixam dúvidas. Nesse meio tempo, Jack Reacher está empenhado em garantir um belo bronzeado em Miami, em companhia de uma belíssima norueguesa.

Ele está calmo e livre de estresse, e é difícil de acreditar que seja Reacher, o cara que detesta ficar no mesmo lugar por muito tempo e gosta de movimentação e ação a todo tempo. Reacher foi da Polícia do Exército durante muitos anos, pertenceu ao esquema, e, depois, foi posto para fora. Hoje em dia, ele vaga sem rumo, viajando de ônibus, vendo a paisagem desfilar e observando o caos em que se tornou o país.

Depois de ter sido preso e espancado, James Barr, o assassino, se recusa a falar. Entretanto, ele balbucia uma única frase para seu advogado: “Ache Jack Reacher para mim”. Que estranhos eventos conectam o psicopata com o ex-policial do Exército?

Aventura, suspense e final imprevisível estão nesta narrativa, considerada uma das melhores do autor. Atualmente, ele é um dos três escritores de livros policiais que mais vende no mundo. O romance se inicia justamente com a descrição dos passos do franco-atirador em direção a um massacre iminente: com controle, precisão, tranquilidade e seis disparos, cinco alvos são atingidos.

Na pequena localidade do interior do estado de Indiana, o silêncio foi rompido no fim da tarde de uma sexta-feira, momento da semana em que todo mundo está só pensando no fim de semana e na estrada. Pânico, notícia e mistério: todas as evidências apontam para James Barr, um veterano da Guerra do Golfo. Ele, todavia, se diz inocente e sabe que apenas Reacher será capaz de perseguir a verdade.

Por isso pronunciou seu nome antes de ser depositado na cela superlotada. Como em outras obras de Child, os leitores vão se deixar levar pela forma elegante, sedutora e envolvente da prosa de Child, que marca época no gênero policial. Bertrand Brasil, 406 páginas, R$ 49,00, mdireto@record.com.br.

Nenhum comentário: