quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013



21 de fevereiro de 2013 | N° 17350
EDITORIAIS

DEZ ANOS DE PODER

O Partido dos Trabalhadores celebrou ontem, em São Paulo, os 33 anos de sua fundação e a marca de 10 anos no comando do país. Em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e dos principais líderes da agremiação, a cúpula petista enalteceu as principais realizações dos últimos dois governos, alfinetou a oposição e lançou as bases para a campanha eleitoral de 2014, projetando a permanência no poder e a continuidade do seu projeto.

No encontro foi distribuída uma cartilha intitulada “O decênio que mudou o Brasil”, comparando avanços das recentes administrações com o que classifica de “desastre dos governos neoliberais” anteriores.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É inegável que a administração petista trouxe benefícios importantes para o país, com ênfase nos programas de redistribuição de renda e combate à miséria, que tiraram milhões de brasileiros da faixa de pobreza e geraram uma nova classe média.

Também cabe reconhecer os acertos da política econômica, que manteve a estabilidade da moeda, aproveitou bem o ciclo de prosperidade global anterior a 2008 e soube enfrentar a crise mundial investindo no mercado interno, além de reduzir sistematicamente a taxa de juros e elevar o valor real do salário mínimo. Essa, porém, é uma batalha permanente, que nunca pode ser considerada vencida.

No lado negativo da balança, estão questões éticas, políticas e administrativas que os governos petistas não souberam solucionar. A principal delas, sem dúvida, foi o mensalão, resultado de uma política de alianças partidárias que causou constrangimento até mesmo para muitos militantes da sigla. Ao mesmo tempo que o pragmatismo do ex-presidente Lula revelou-se uma estratégia inteligente para garantir a governabilidade, também gerou essa deformação inaceitável para um partido que se julgava detentor do monopólio da decência.

A compra de apoio parlamentar no Congresso abalou a imagem do PT e se transformou em herança maldita para a sucessora de Lula, que se viu obrigada a promover uma faxina ética em seu próprio ministério a fim de resgatar parte da idoneidade estilhaçada. O PT no poder também deixou a desejar em relação às reformas estruturais que o país necessita e ampliou a irresponsabilidade fiscal, ao permitir o descontrole nos gastos públicos.

Muitos outros aspectos positivos e negativos merecem ser considerados para que se trace um quadro real dos 10 anos de administração petista – o que, infelizmente, não cabe neste espaço editorial. Cabe, porém, lembrar que o eleitor brasileiro tem sabe-doria e maturidade para não se deixar iludir pelo parcialismo da propaganda política na hora de julgar o que é mais conveniente para o país, se a continuidade ou a alternância no poder. A democracia contempla as duas possibilidades.

Nenhum comentário: