terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



19 de fevereiro de 2013 | N° 17348
RIO GRANDE DO SUL

As 4 faces da Capital

Nova edição da revista digital Belezas Gaúchas traz roteiros para curtir o que Porto Alegre, que faz 241 anos no mês que vem, tem a oferecer

Porto Alegre é diversa em sua essência. Do Centro Histórico aos recantos cheios de vegetação da Zonal Sul, a cidade se apresenta para os que desejam conhecê-la. De acordo com a Secretaria de Turismo, cerca de 1,5 milhão de turistas passeiam pelas ruas da Capital ao ano. Um número significativo de pessoas dispostas a aproveitar tudo que a metrópole pode oferecer.

Para os que desejam visitar Porto Alegre, a revista Belezas Gaúchas, publicação digital sobre turismo de Zero Hora, mostra uma cidade por quatro pontos de vista: vibrante, acolhedora, rural e histórica.

Baixando a publicação, os visitantes poderão aproveitar um espaço no qual a vida cultural tem uma presença tão marcante quanto a natureza, representada pelos parques e orla do Guaíba. A gastronomia e a vida noturna completam um dia de passeio por uma cidade cosmopolita.

Em média, os visitantes passam três dias em Porto Alegre. Tempo suficiente para conhecer a história contida nas ruas centrais ou provar dos produtos ecológicos da área rural.

Além das programações, conheça os porto-alegrenses com suas gírias e amor pela cidade.

GIANE LAURENTINO | ESPECIAL

A revista

O aplicativo Belezas Gaúchas, disponível para tablets e computadores desktop, é um especial de Zero Hora que revisita o que há de imperdível no turismo gaúcho. São seis edições, das quais quatro tratam das estações do ano e outras duas trazem um guia de festas e um especial sobre Porto Alegre. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria do Esporte e do Lazer do Governo do Estado.

COMO BAIXAR

iPad: se você tem um iPad, acesse a App Store, procure por “Belezas” e baixe o aplicativo. Dentro do app, faça o download da edição escolhida.
Tablets com o sistema Android: para dispositivos com o sistema operacional, acesse o Google Play e procure por “Belezas Gaúchas”. Baixe o aplicativo e faça o download da edição.
Computadores: para quem não tem tablet, uma versão em PDF poderá ser baixada nas próximas semanas em www.zerohora.com.br/viagem. Diferentemente da versão para iPad e tablets com Android, ela não é interativa.
EDIÇÕES DISPONÍVEIS
Primavera
Festas
Verão
Porto Alegre
PRÓXIMAS EDIÇÕES
Outono – 15 de abril
Inverno – 17 de junho

Vibrante

Uma das 10 cidades mais populosas do país, Porto Alegre esbanja movimento e vida. Basta circular pela cidade de 1,4 milhão de habitantes para perceber sua vibração. Qualquer lugar é ponto de encontro para uma boa conversa e diversão. Conheça a orla do Guaíba, com seu pôr do sol, parques, centros culturais e esportes que fazem parte da rotina dos porto-alegrenses.
Vibração e movimento também estão presentes na grande paixão dos moradores: o futebol. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, Inter e Grêmio mostram que, além de despertar paixões, a cidade está pronta para receber times de todo o mundo.

DICAS DE ROTEIRO

Casa de Cultura Mario Quintana – Prédio histórico com espaços para cinema, música, artes visuais, dança, literatura, realização de oficinas e outros eventos diários, além de espaços para gastronomia e bar
Onde: Rua dos Andradas, 736, Centro
Quando: segundas-feiras, das 14h às 21h, terças a sextas-feiras, das 9h às 21h, e sábados e domingos, do meio-dia às 21h
Quanto: entrada franca
Passeio de Barco no Cisne Branco – Além do passeio por belas paisagens do Guaíba, o barco é um centro de entretenimento flutuante, com restaurante, bar e danceteria.
Quando: de terças a sextas, 10h30min, 15h e 16h30min. Aos sábados, domingos e feriados, 10h30min, 15h, 16h30min e 18h
Onde: Av. Mauá, 1.050, Centro, portão central do Porto
Informações: (51) 3224-5222 e cisne.branco@pop.com.br

Rural

Porto Alegre é uma metrópole, mas não perde o jeito de cidadezinha de Interior. Com cerca de 30% de seu território total composto por áreas rururbanas, a cidade proporciona aos seus visitantes um contato estreito com a natureza. São 11 bairros que mesclam ocupações urbanas e pequenas propriedades rurais, em sua maioria, com perfil agroecológico. Porto Alegre é uma das capitais com a maior área produtiva em hortifrutigranjeiros no país.

DICA DE ROTEIRO

Domingo no Campo – Todos os domingos, os passeios saem às 10h do Parque Farroupilha, em frente ao Mercado do Bom Fim, com retorno às 17h. Os ingressos ser adquiridos no local de embarque ou por meio de reserva pelo e-mail alo@rotacultural.com.br
Histórica
Prédios históricos e principais pontos turísticos montam um quebra-cabeça que tem origem na fundação da cidade. É só caminhar no Centro Histórico para deparar com construções de diferentes períodos convivendo no mesmo espaço, mostrando que o passado e o presente se unem. Além da região central, conheça alguns bairros tradicionais por meio do olhar de seus moradores.
DICA DE ROTEIRO
Linha Turismo – Embarque no ônibus turístico de Porto Alegre e conheça a história dos principais prédios do Centro Histórico, o Mercado Público, a Fundação Iberê Camargo, o Parque Farroupilha e o Moinhos de Vento
A compra de ingressos pode ser feita na saída do ônibus (na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa) ou em outros locais credenciados (confira quais em http://zhora.co/linhaturismo).
Onde: a saída é na Travessa do Carmo, mas é possível embarcar em qualquer um dos pontos de parada, desde que já tenha ingresso
Quando: diariamente, das 8h30min às 18h
Quanto: de terças a sextas-feiras, R$ 18, sábados, domingos e feriados, R$ 20
Informações: (51) 3289-0176 e reservas@turismo.prefpoa.com.br

Acolhedora

Os porto-alegrenses são reconhecidos por sua acolhida calorosa e o orgulho de suas tradições. Mais que monumentos, paisagens, prédios, trânsito, bares, restaurantes e programação cultural, uma cidade é feita de pessoas e isso pode mudar o roteiro de uma viagem. Conheça um pouco dos hábitos de quem nasceu ou escolheu a cidade para viver.

DICAS DE ROTEIRO

Centro Cultural Usina do Gasômetro – O espaço conta com salas de teatro, cinema e áreas com exposições. Também tem um memorial com a história da usina e uma ótima vista para o pôr do sol no Guaíba.
Onde: Avenida Presidente João Goulart, 551
Informações: (51) 3289-8100
Quando: de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 10h até 21h
Parque Farroupilha (Redenção) – Com mais de 20 atrações, o principal parque de Porto Alegre tem jardins, zoológico, orquidário, restaurante, feira ecológica e monumentos. É perfeito para passar a tarde com a família e os amigos
Onde: Avenida João Pessoa, s/nº
Quando: aberto todos os dias
Informações: (51) 3286-4458

Nenhum comentário: