sábado, 16 de fevereiro de 2013



17 de fevereiro de 2013 | N° 17346
PAULO SANT’ANA

Os conclaves

O primeiro papa que renunciou foi o papa Ponciano, no ano 235. Mas este atual papa, Bento XVI, não renunciou: ele apenas se encostou no INSS.

Só que, 1.726 anos depois da primeira abdicação papal, 1961 anos depois de Cristo, renunciou estrondosamente entre nós o papa Jânio Quadros.

Como sempre, depois de uma renúncia, vem logo em seguida um conclave: com a renúncia de Jânio, no entanto, o conclave não se realizou entre cardeais, foi entre generais.

E aquele conclave entre os generais decidiu por um golpe: saiu da chaminé do conclave uma fumaça cinza, que queria dizer ao vice-presidente João Goulart que ele só poderia assumir o poder se fosse em novel regime parlamentarista.

João Goulart, apressado em assumir, aceitou a imposição do conclave armado. Menos de três anos depois, João Goulart seria derrubado do poder por outro conclave armado.

Mas Bento XVI, numa de suas aparições depois da renúncia, surpreendeu ao denunciar conchavos entre os cardeais, rede de intrigas entre os cardeais, divisões ideológicas e administrativas na cúpula da Igreja.

Por que não denunciou antes de renunciar? Pensava-se que tudo estivesse bem na Igreja, vem agora o papa renunciante e denuncia brigas entre gigantes na Igreja.

Mas se as brigas são assim tão fortes e feias, imagine-se o que será do conclave que elegerá o novo papa daqui a 15 dias! Vai pretear o olho da gateada, tanta divisão reunida numa ampla sala durante vários dias, cerca de cem cardeais aglomerados com a finalidade de eleger o novo pontífice!

Vai sair lasca!

Não sei o que me deu, entre incontáveis mensagens que recebi, escolhi esta para reproduzir aqui, referindo-se à notícia da minha morte, na internet: “Sant’Ana. Quase me matas de tristeza e minhas lágrimas foram desperdiçadas, ainda bem! Sempre leio a poesia da página anterior até o fim, quando é boa, e aquele pensamento de alguém importante. Depois vou, curiosa, para a tua coluna. Levei um susto com um soco no coração quando li que morreste!

E uma foto muito louca! Puta merda, Sant’Ana. Só me dei conta do engano depois de examinar toda a página e o raciocínio voltar. Que fazer da ZH sem a tua coluna e tua MEGALOMANIA? Desejo que tenhas muitos prazeres na vida antes que anuncies outra morte! Abraços! (ass.) Solange Barros (sol.mcb135@live.com)”.

Lembro-me de que aquele Grêmio x LDU que aconteceu dias atrás era tido pelos gremistas como decisivo para o novo Grêmio da Arena. Só se vencesse, o Grêmio participaria da fase de grupos da Libertadores.

Venceu o Grêmio nos pênaltis, mas eis que agora surge outro jogo primacial: contra o Fluminense na próxima quarta-feira, no Engenhão. Se perder, o Grêmio estará em área fora de possibilidades de prosseguir no torneio.

Neste jogo, pode-se decidir também sobre quem é o maior centroavante do Brasil: Fred ou Barcos.

Nenhum comentário: