terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



12 de fevereiro de 2013 | N° 17341PÁGINA 10 |
LETÍCIA DUARTE (INTERINA)

Tensão pré-eleitoral

Depois de comprar uma briga com o PDT ao indicar Brizola Neto como ministro do Trabalho e enfrentar retaliações em votações no Congresso por contrariar a preferência partidária , a presidente Dilma Rouseff ensaia um movimento de reaproximação. Sensível ao risco cada vez mais real de perder o apoio do aliado nas eleições de 2014, Dilma tenta estreitar o diálogo com a sigla em que iniciou sua militância política.

Nos bastidores, crescem os rumores de que esse movimento terá reflexos na minirreforma ministerial prevista para março, com uma indicação do PDT para outro ministério ou, até mesmo, com a saída de Brizola Neto do Trabalho.

Um dos sinais foi a convocação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para uma reunião, na sexta-feira. Lupi estava em Portugal, participando de um encontro da Internacional Socialista, junto com o deputado federal Vieira da Cunha, na terça-feira passada, quando recebeu o chamado. Lupi nega que a reunião tenha tratado diretamente de cargos, mas admite que parte da conversa teve como foco a sucessão presidencial. Disse que a presidente ressaltou a importância do PDT para o governo, lembrou de sua origem trabalhista e apontou como “fundamental” que estivessem juntos.

– Sobre o ministro, compete à presidente decidir, é uma escolha da presidente. Ela só disse que acha que ele (Brizola Neto) não conseguiu fazer uma boa interlocução com a bancada – contou Lupi.

Em meio a uma acirrada disputa interna entre os grupos de Lupi e Brizola Neto, que devem se enfrentar pelo comando do diretório nacional, na segunda quinzena de março, o PDT vive um momento estratégico de definição de seu futuro. Há quem considere o movimento de reaproximação de Dilma tardio demais e que o PDT já estaria caminhando para uma aliança com o PSB de Eduardo Campos. Mas o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, considera muito cedo para definições.

– Se houver mudança no Trabalho, seria normal uma indicação do partido, para retomar essa ligação institucional – avalia.

PREFEITO FOLIÃO

Não é porque se tornou prefeito de Taquari no início deste ano que Emanuel Hassen de Jesus (PT), 33 anos, deixaria de participar dos desfiles de Carnaval.

Seguindo a tradição iniciada quando tinha três anos de idade, o prefeito, conhecido como Maneco (ao centro, na foto, tocando caixa-tarol) engrossou o coro de foliões ao desfilar na bateria do bloco Periquitos do Asfalto, na noite de domingo.

Dedicado a estudos musicais, foi por quatro vezes mestre de bateria em escolas do município.

Neste ano, levou consigo vários secretários do município para a avenida.

Convicto de que a população anseia por um choque de ordem, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), elegeu como uma das prioridades de sua gestão a requalificação dos espaços públicos. Um dos focos é a praia do Laranjal, um dos cartões-postais do município, onde Leite esteve ontem para acompanhar uma ação de limpeza executada por 110 servidores, aparelhados com seis caminhões e seis retroescavadeiras. Segundo Leite, a retirada dos ambulantes do Centro, o aumento da fiscalização de casas de espetáculos e a fiscalização da publicidade em áreas urbanas são outras iniciativas tomadas para revitalizar a cidade.

Águas passadas (?)

Defensor da reeleição de Carlos Lupi no PDT nacional, o deputado Vieira da Cunha considera “um episódio superado” as denúncias que culminaram na saída do presidente do partido do Ministério do Trabalho.

Diz que não há “um processo sequer” contra Lupi e que as investigações administrativas que foram abertas para apurar sua conduta não encontraram nenhuma irregularidade.

Com Lupi

Após o recesso de Carnaval, começarão a esquentar as articulações no Estado para a montagem das chapas para o diretório nacional do PDT.

Além de Vieira da Cunha, são partidários da candidatura de Lupi o presidente estadual do partido, Romildo Bolzan, e o vice-presidente, Pompeo de Mattos, além de líderes como Ciro Simoni, Airton Dipp e Gilmar Sossella.

Na oposição, estão os herdeiros de Brizola, que têm o apoio de nomes como o deputado federal Giovani Cherini.

Pedetistas garantem que têm a mão de Lula na mudança de Dilma em relação do PDT.

ALIÁS

Dilma disse ao ex-ministro Carlos Lupi que evitará ao máximo manter candidatos em seu ministério na minirreforma, para reduzir a necessidade de nova troca logo adiante e para garantir a continuidade das políticas implementadas.

Elevadores, a missão

Mesmo que ainda não tenham surgido empresas interessadas em instalar dois novos elevadores na Assembleia, na terceira tentativa de licitação, o novo presidente da casa, Pedro Westphalen (PP), pretende dar continuidade ao processo.

– Circulam aqui cerca de 2 mil pessoas por dia. Os elevadores que existem são absolutamente insuficientes. Vamos perseguir essa implantação – justifica.

A próxima interiorização do governo Tarso será no dia 21, em São Francisco de Paula. A partir de março, a ordem é intensificar as incursões pelo interior, seguindo o modelo das minicaravanas iniciadas em 2012.

Os indícios de corrupção e os bastidores das disputas políticas no Vaticano, que após a renúncia de Bento XVI ficam mais expostos, comprovam que o poder é capaz de corromper qualquer um.

MIRANTE

-Com o tema Fraternidade e Juventude, a Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela CNBB, será lançada no Estado amanhã, na Assembleia. Haverá grande expediente às 14h, seguido de solenidade no plenarinho, às 15h.

-Correção: a Romaria da Terra será realizada hoje em Bento Gonçalves, diferentemente do publicado pela coluna no sábado.

*Colaborou Carlos Rollsing

Nenhum comentário: