Olivais e produção gaúcha atraem visita internacional
Mais do que atrair olhares internacionais em premiações mundo afora, o azeite de oliva gaúcho começa a receber atenção mais especializada. Na semana passada, desembarcou no Rio Grande do Sul o azeitólogo italiano e referência mundial no setor Marco Oreggia.
Editor do Guia Flos Olei, considerado "a bíblia do azeite", Oreggia veio por conta própria ao Estado para conhecer a olivicultura gaúcha. Para recebê-lo, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) organizou um roteiro de visitas técnicas em quatro propriedades das setes gaúchas cujos rótulos estavam entre os 500 melhores azeites do mundo na edição de 2023 do Guia. Outros seis locais também serão visitados.
- Oreggia ficou impressionado (com a qualidade do azeite) e disse que quis ver de perto. E disse também que não veio a passeio. Vê o azeite gaúcho trabalhando com denominação de origem, conquistando mercados como o dos Estados Unidos - relatou o vice-presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, responsável por organizar o roteiro, após buscar o especialista no aeroporto.
Entre as propriedades visitadas está a Prosperato (foto), que é referida no Guia desde 2017 entre as melhores marcas de azeite do mundo. No olival da marca, em Caçapava do Sul, Oreggia foi convidado a visitar o pomar e o lagar. E depois, para uma degustação dos produtos, detalhou à coluna Rafael Marchetti, diretor da Prosperato, antes da visita do italiano, ontem:
- Esperamos que ele conheça in loco o que a gente produz para depois sair falando o que viu.
Na avaliação de Obino, a visita de Oreggia só poderá render bons frutos. Como, porque não, a inserção de mercado. O especialista já realizou um trabalho semelhante no norte da Croácia, região produtora de azeite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário