Guerra, amor, amigos e livros queridos
A sociedade literária e a torta de casca de batata, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, foi considerado, com justiça, o livro do ano do verão de 2008 no Hemisfério Norte.
Crítica e público o adoraram e a obra figurou nas listas de mais vendidos da Europa e dos Estados Unidos, inclusive na do prestigiado The New York Times. O romance trata de guerra, amor, amigos e livros queridos e está escrito em forma de cartas.
Em janeiro de 1946, enquanto Londres vai deixando para trás a sombria realidade da Segunda Guerra Mundial, a escritora Juliet Ashton busca um novo tema para seu próximo livro.
Ninguém poderia imaginar que a inspiração viria numa carta enviada por um homem desconhecido. Morador da longínqua Guernsey, ilha britânica ocupada pelos nazistass durante a guerra, Dawsey Adams havia se deparado com o nome de Juliet na folha de rosto de Seleção de ensaios de Elia. Foi assim que decidiu corresponder-se com a autora, pensando que talvez ela a ajudasse a encontrar mais livros do ensaísta romântico Charles Lamb.
Foi o início de uma correspondência intensa e, na troca de cartas, Juliet toma conhecimento da Sociedade Literária de Guernsey, formada por Dawsey e seus amigos. De criadores de porcos a frenólogos, eles decidiram que um clube do livro seria o melhor álibi para não serem capturados pelos alemães.
Nas cartas que recebe de Dawsey e, depois, de outros membros da sociedade, Juliet passa a conhecer a ilha, o gosto literário de cada um e uma famosa receita de torta de casca de batata, além do impacto transformador que a recente ocupação alemã teve na vida de todos. Absolutamente cativada por suas histórias, ela parte para Guernsey, e o que lá encontra irá transformá-la para sempre.
Escrito com extrema delicadeza e ótimo humor, esse romance epistolar é uma verdadeira celebração da palavra escrita em todas as suas formas e recupera, de modo muito sensível, um mundo que se perdeu entre os escombros da guerra.
Um mundo feito de camaradagem, delicadeza, simpatia e solidariedade. A narrativa vai revelar, sobretudo, um batalhão de personagens que parecem de verdade e que ganham a boa guerra.
Mary Ann Shaffer trabalhou como editora, bibliotecária e livreira. A sociedade literária e a torta de casca de batata foi seu primeiro romance. Infelizmente, ela faleceu em 2008, antes de ver sua obra consagrada.
Sua sobrinha, Annie Barrows, que figura como coautora, escreveu a série infantil Ivy and the Bean e The Magic Half. 304 páginas, R$ 38,00. Tradução de Lea Viveiros de Castro, Editora Rocco, telefone 21-3525-2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário