sexta-feira, 11 de janeiro de 2019


11 DE JANEIRO DE 2019
ECONOMIA

Trump cancela viagem a Davos e pressiona por muro


O presidente Donald Trump anunciou ontem que não irá mais ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, por causa da "intransigência democrata" sobre o financiamento do muro que ele quer construir na fronteira com o México. O republicano se dirigiu para McAllen, no Texas, em uma visita à fronteira com o país vizinho para defender novamente a necessidade de erguer uma barreira de aço ou de concreto.

A delegação americana deve ser liderada pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. O evento está previsto para 22 a 25 de janeiro, na Suíça.

O impasse com democratas diz respeito ao financiamento ao muro. O presidente se recusa a assinar medidas para financiar o governo que não contemple verba para a obra. A oposição rejeita aprovar qualquer lei que tenha essa provisão.

Por causa da disputa, o presidente abandonou, na quarta- feira, um encontro com os líderes do partido adversário, Chuck Schumer e Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados.

O republicano qualificou o encontro de "total perda de tempo". Segundo Schumer, "infelizmente o presidente simplesmente levantou e saiu andando".

O rompante reforça as chances de Trump declarar emergência nacional para construir o muro, o que dispensaria a aprovação do Congresso para obter os recursos para a obra. Na noite de terça, no pronunciamento à nação, recorreu ao discurso de medo para tentar ganhar o apoio da população à construção do muro e responsabilizar os democratas pelo fechamento do governo.

No último dia 3, o primeiro do controle democrata da Câmara, os congressistas aprovaram duas medidas que buscavam reabrir o governo, paralisado durante o impasse. Mas, sem o dinheiro para o muro, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, se recusou a colocar as propostas para votação.

Até agora, o governo americano já sofreu 21 paralisações desde que o Congresso introduziu a lei de controle que determina o processo orçamentário no país.

Nenhum comentário: