sexta-feira, 27 de julho de 2012



27 de julho de 2012 | N° 17143
PAULO SANT’ANA

O SUS estadual

A senhora Lourdes Lucena, com 93 anos de idade, mãe do compositor Joaquim Lucena, manda dizer que lê esta coluna há quase 41 anos, todos os dias.

Obrigado a essa nonagenária que tem os cabelos da cor do algodão por essa fidelidade inexpugnável a esta coluna.

O secretário municipal da Saúde, Marcelo Bosio, responde depressa a esta coluna: “Prezado Paulo Sant’Ana. Não entendemos como se poderia interpretar que estamos semiorgulhosos em divulgar que metade das pessoas não comparece às consultas especializadas pelo SUS em Porto Alegre. Seguramente, não há motivo para orgulho. Tampouco queremos nos valer da ausência dos pacientes para justificar dificuldades que precisam ser vencidas...

Quando divulgamos o índice de 50% de falta às consultas especializadas, nosso objetivo é buscar o apoio da nossa qualificada imprensa para que, num simples ato de cidadania, nos ajude a conscientizar os usuários sobre a importância do comparecimento, tanto para o seu próprio benefício como para não desperdiçar atendimentos que poderiam ser utilizados por outras pessoas que também aguardam sua vez... Não são consultas marcadas há um ano ou mais.

Trata-se de consultas com médicos especialistas, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas Unidades de Saúde da Família. Para resolver os casos da fila que se formou na época em que ainda não havia o sistema informatizado, estamos trabalhando intensamente na redução do tempo de espera. Já conseguimos isso, por exemplo, nas especialidades de cardiologia e dermatologia”.

Agora fala este colunista: secretário Bosio, quando eu me refiro ao SUS não estou falando no SUS de Porto Alegre, que deve ser afeto ao senhor. Estou me referindo ao SUS de todo o Rio Grande.

No Rio Grande do Sul inteiro, a marcação de consultas é uma tragédia. Que o diga a leitora Luzia Netto (mailto:luzia netto@hotmail.com), que manda revelar que “aqui em Xangrilá, nós temos cadastradas consultas na área de traumato há mais de anos sem retorno, isto é, sem marcação. Esta é uma das piores especialidades que temos a dificuldade de conseguir. Como também na área de urologia, temos muita gente tentando conseguir agendamento para neurocirurgião e nada...

Tentamos há 30 dias agendar com um especialista em oncologia e nada... São inúmeras, aqui em Xangrilá, as especializações sobre as quais não temos retorno do SUS. Aqui a Saúde é boa no que concerne às atribuições do município e trágica no que se refere ao SUS. No entanto, um vereador daqui, que é amigo e do mesmo partido do secretário estadual da Saúde, Ciro Simone, como num passe de mágica, marcou um neurocirurgião para um eleitor seu”.

Além dessa reclamação exposta acima, tenho aqui um maço de outros protestos quanto às consultas, que me chegam do Interior. Imaginem o que não têm para reclamar com relação às cirurgias!

E me vem o secretário municipal da Saúde falar nas coisas da Capital, quando o jornal em que escrevo compreende todo o Estado!

Ora, por favor, não tergiverse, secretário!

Nenhum comentário: