sábado, 14 de julho de 2012



15 de julho de 2012 | N° 17131
PAULO SANT’ANA

A inflação do tomate

Estive anteontem em uma tenda que vende verduras na Bela Vista. Fui comprar tomates. Preço do quilo: R$ 5,48. Achei caro e fui em outra tenda, na Independência. Preço do quilo R$ 5,98.

Nem pensar. Pensei então que no supermercado encontraria preço bem mais em conta.

Dirigi-me então para o supermercado do Shopping Bourbon. E os meus leitores não acreditam no preço do tomate em pleno supermercado: R$ 6,49.

Ou seja, no supermercado, o tomate é mais caro do que nas tendas de ruas.

Só esse fato já seria de estranhar, mas ainda tem mais.

Como eu não tinha mais tempo para voltar às tendas onde encontrei tomate mais barato, comprei ali mesmo no supermercado.

Como a minha urgência era para uma pequena salada para mim próprio, botei apenas quatro tomates na balança do setor de verduras do supermercado: e paguei por só quatro tomates a quantia de R$ 5,27, quase o preço de um quilo de tomates numa das duas tendas visitadas.

Saí do supermercado com a sensação de que estava sendo assaltado, logo eu que sou uma pessoa muito bem informada sobre os fenômenos de variação do mercado e dos preços.

Então, eu quero dizer aos meus leitores que estas previsões de membros do governo de que a inflação deste ano girará, em 12 meses, em torno de 5% é uma mentira. Uma deslavada mentira!

O Diário Gaúcho botou na sua capa, estes dias, a notícia de que o preço do arroz e do feijão tinha subido.

Os legumes subiram em quase 100% nos últimos meses. A carne subiu, o peixe subiu, o camarão subiu, a galinha subiu, tudo sobe vertiginosamente nos últimos tempos.

E o governo vem com a falsa notícia de que a inflação este ano girará em torno de 5%. Mas será que nós, brasileiros, temos cara de otários?

Aqueles membros das nossas famílias que são encarregados das compras nos supermercados e nas lojas é que sabem de como estamos sendo espoliados pela verdadeira inflação, não pela falsa inflação divulgada pelo governo.

Parece que estou vendo as donas de casa que estão lendo esta coluna esbravejarem, durante a leitura, contra a alta descomunal dos preços dos alimentos nos últimos meses e dando razão completa ao autor desta coluna.

Outra coisa que me revolta é ver o ministro Mantega, da Fazenda, mais outros membros do governo, com insistência, se gabarem de que os juros estão baixando.

É verdade, os juros estão baixando. Que gozado, os juros baixando e todos os dias o Jornal da Globo divulga que as pessoas estão comprando menos e que cresce a níveis assustadores a inadimplência entre os consumidores brasileiros.

E finalmente um recado que tenho de mandar ao ministro Mantega e à presidenta Dilma: de que nos adiantam os juros baixarem se nós nunca compramos tomate a crédito?

Nenhum comentário: