terça-feira, 17 de julho de 2012



17 de julho de 2012 | N° 17133
LUÍS AUGUSTO FISCHER

Woody Guthrie

Tem gente que está já saindo do Facebook. Gente que ficou viciada e resolve largar como quem abandona o cigarro. Eu mal e mal sei operar aquele negócio, mas devo admitir que tenho me beneficiado bastante. Um caso concreto: foi ali que, por indicação da Carla Trindade, fiquei sabendo que estamos no centenário de nascimento do Woody Guthrie.

Aí o senhor me pergunta quem é o cara, e eu respondo: uma figura sensacional, que eu conheci por meio do filme Esta Terra é Minha Terra, de Hal Ashby (de 1976, estrelado por David Carradine, que em outros dias era o kung-fu da televisão), baseado na autobiografia dele, Bound for Glory (Caminho para a Glória), lançada em 1943, quando o cara tinha apenas 31 anos. No filme, aprendi, para nunca mais esquecer, sua canção This Land Is Your Land.

De família empobrecida e mãe com doença complicada, ele nasceu em Oklahoma, aquele estado caipira logo acima do Texas, e foi dos tantos que emigraram para a Califórnia quando seu país quebrou, em 1929. 

Tocava, com harmônica e violão, canções tradicionais, folclóricas, muitas das quais se ligaram ao mundo dos trabalhadores. E ele pegou exatamente o começo da era do rádio, que lá como cá logo entendeu que canção popular e rádio combinavam perfeitamente. Guthrie lá, Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi cá, entende como é?

Sua vida pessoal é cheia de idas e vindas, entre família e showbiz, entre as costas oeste e leste, entre grana e penúria, entre sucesso e fracasso. Seu gênio não devia ser o de um contador, de um balconista, e isso aparece em sua obra. Ele também escreveu bastante, ótimo leitor que era, numa geração que contava com realistas do tamanho de John Steinbeck, o das Vinhas da Ira, sabe? (Cá era Graciliano Ramos, Erico Verissimo, por aí.)

Ah, meu, se não sabe tem que saber. Tudo interessante e, mais ainda, tudo paralelo com a história brasileira. Até mesmo na retomada de sua obra nos anos 1960, quando Bob Dylan lá (e a MPB cá) ouviu e entendeu o que precisava para começar a compor sua obra. Guthrie morreu em 1967, mas continua tocando por aí.

Nenhum comentário: