sábado, 28 de julho de 2012



29 de julho de 2012 | N° 17145
PAULO SANT’ANA

Escravo do vício

Inúmeras são as pessoas que me encontram na rua e, como estou fumando, dizem para mim sempre a mesma coisa: “Ué, eu já vi o senhor dizer na televisão ou escrever na ZH que deixou de fumar e agora o encontro fumando?”.

Ledo engano, eu sempre disse na televisão e escrevi na coluna que “sinto necessidade de parar de fumar”. Mas nunca disse que parei de fumar.

Eu só vou escrever isso que vem adiante porque sei que milhares de pessoas passam pelo mesmo que eu: tentam deixar de fumar, se fosse só eu, não deveria escrever, afinal uma experiência única não valeria a pena nem seria útil descrever.

Já tentei de parar de fumar umas 30 vezes nos últimos anos. Começo cada tentativa não comprando cigarros. Fico filando cigarros dos outros, assim fumo muito menos, tenho esperança de cansar-me de tanto pedir aos outros, de chateá- los e isso me levaria a parar de fumar.

Então eu venho aqui para a Redação e fico filando cigarros dos únicos três ou quatro fumantes que ainda restam no jornal.

Só que, em dois ou três dias, peço cigarros sempre para os mesmos três que me dão sem reclamar.

Mas no quarto dia eu já me envergonho de pedir cigarros para as mesmas três pessoas e vou até o posto de gasolina e compro um maço.

Vou falar-lhes com sinceridade. Quem compra um maço de cigarros nunca mais deixa de comprá-lo. E assim cai por terra outra tentativa minha de parar de fumar.

É um vício terrível. Como todos os vícios, os alcoolistas têm a mesma dificuldade para parar de beber.

Mas o vício do cigarro talvez seja o pior de todos os vícios por um detalhe: quanto mais se fuma, mais ainda se quer fumar.

Não há maneira de fumar menos. Fuma-se cada vez mais. Quem fuma um maço de cigarros por dia, com raras exceções, dali a meses estará fumando dois maços por dia. E depois três maços por dia. E por aí se vai...

Minha filha me jurou certa vez que me surpreendeu na madrugada dormindo e fumando ao mesmo tempo.

Pior que isso só o que já fiz dezenas de vezes: vou para o chuveiro fumando e tomo o banho inteiro sem largar do cigarro, entre os dedos e entre os lábios.

Funciona assim: enquanto me ensaboo com a mão esquerda, empunho o cigarro na mão direita. Tenho extraordinária capacidade para não deixar molhar o cigarro enquanto tomo banho e fumo. É uma verdadeira prestidigitação, tudo em nome de não parar de fumar. Nem no banho.

Quando eu era mais moço, cansei de muitas vezes fazer sexo e não deixar de fumar durante a prática do amor. Nem sei como as parceiras suportavam essa loucura.

Que vício! E só tenho um objetivo ao escrever estas linhas: o de que as pessoas que não fumam possuam pelo que escrevo a certeza, mais do que a certeza, a convicção de que se algum dia fumarem um só cigarro ficarão pelo tabagismo escravizadas para sempre.

Nenhum comentário: