sábado, 16 de abril de 2022


16 DE ABRIL DE 2022
CARTA DA EDITORA

Reportagens que impactam

No jornalismo, alguns assuntos provocam maior reação entre o público do que outros. O que não significa que uns são mais ou menos importantes, e sim porque impactam diretamente a vida das pessoas. Duas reportagens recentes produzidas pela Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho são a prova disso.

Jéssica Weber foi autora de uma reportagem, no início de abril, sobre a morte de Serjão, um morador de rua que havia se tornado nos últimos 30 anos uma personalidade entre os frequentadores do Moinhos de Vento, na Capital. A repórter ouviu inúmeras histórias de pessoas que tiveram contato com ele. Uma leitora, por exemplo, escreveu para Jéssica contando que Serjão fazia questão de carregar suas sacolas na rua.

A repercussão foi ampla não só entre os leitores. Jéssica foi convidada para falar da reportagem em uma aula que tratava de invisibilidade social e narrativas jornalísticas na Unipampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil.

- Imagino que mesmo quem não o conhecia foi tocado de alguma forma. É comum reportagens sobre moradores de rua serem embasadas em números ou cobrarem políticas públicas sem necessariamente aprofundar o lado humano. Essa matéria fez o contrário, ela foi "apenas" humana - conta Jéssica.

A outra reportagem, de autoria de Karine Dalla Valle, surgiu a partir de relatos que chegaram à Redação de que alunos estariam mais violentos no retorno às aulas este ano. A repórter começou a apurar para ver se a informação se confirmava. O que descobriu, após ouvir professores e coordenadores pedagógicos, é que há uma inquietação maior por parte dos estudantes, que estão com dificuldade para ficar sentados na classe ouvindo explicações. Depois de dois anos estudando em casa, diante do celular ou do computador, crianças e adolescentes perderam o hábito de ficar em sala de aula, relata Karine:

- Recebi comentários de pessoas que têm professores na família, namorado ou irmã que atuam em sala de aula, que garantiram: é isso mesmo o que está acontecendo. Por e-mail, um professor de filosofia e sociologia do Rio de Janeiro me escreveu dizendo que o tema é de "crucial importância", já que a "escola brasileira está em uma crise terrível nesse pós-pandemia". Pediu autorização para ler a reportagem em um grupo de estudos.

Como diz Karine, quanto mais se apura, mais complexa fica a reportagem. Por consequência, mais parecida com a realidade.

Como parte da cobertura eleitoral dos veículos da RBS, estreou na quinta-feira o podcast Zona Eleitoral, que irá ao ar semanalmente, com entrevistas e análises. O convidado de estreia foi o ex-juiz federal Sergio Moro, entrevistado por Andressa Xavier, Kelly Matos, Rosane de Oliveira e por mim. O podcast pode ser acessado em GZH e nas principais plataformas de áudio.

CARTA DA EDITORA

Nenhum comentário: