25 DE OUTUBRO DE 2018
DAVID COIMBRA
A importância do dia 23 de outubro
- Como é que foi a escola hoje? - Foi legal, mas aconteceu
uma coisa. - Uma coisa?
- É que hoje é dia 23 de outubro e a professora disse que era um dia importante e eu disse que sabia que era um dia importante e ela perguntou por que e eu respondi: porque é aniversário do Pelé. Sei disso porque estou lendo um livro sobre o Pelé. Aí sabe o que a professora disse?
- O quê?
- Que hoje é um dia importante porque faz aniversário uma marcha que as mulheres fizeram porque elas queriam votar. Ela disse que o Pelé só é importante porque inventou a bicicleta. Eu falei pra ela: o Pelé não inventou só a bicicleta! O Pelé ganhou três Copas!
- Não foi o Pelé que inventou a bicicleta. Foi o Leônidas da Silva.
- Mas os americanos acham que o Pelé só é importante por causa da bicicleta. Puxa! O Pelé é muito importante. Tá certo que é bom que as mulheres votem, acho que elas devem votar, mas o Pelé é mais importante, não acha?
- As duas coisas são importantes?
- Foi o Pelé que fez os americanos gostarem de futebol. E ele nem queria vir pra cá, sabia? Porque naquela época os americanos ainda tratavam muito mal os negros. Fazia pouco tempo que tinham acontecido os direitos civis, sabe os direitos civis?
- Sei?
- Antes dos direitos civis, eles não queriam que os negros fizessem as mesmas coisas que eles, como estudar na mesma escola. Eu tenho colegas negros e não sei qual é o problema disso... O que é pior: tratar mal os negros ou não deixar as mulheres votarem?
- Acho que?
- Acho que com os negros foi pior, porque os americanos escravizaram os negros, e é melhor não votar do que ser escravo. Mas é bom que agora as mulheres podem votar e que os negros não são mais escravos, não é?
- Sem dúvida.
- O Pelé era bem tratado no Brasil naquele tempo. Se bem que o Pelé é o Pelé, né? Todo mundo ia tratar bem dele. Ele fez mil gols. Se a gente fizer mil gols, vai ser bem tratado. Aí não importa se ele é negro, se ele é mulher, se ele é gay. Os gays também não eram bem tratados. Por que que os gays, as mulheres e os negros eram maltratados?
- Porque as pessoas têm medo do que é diferente delas.
- Medo?... Como assim? Eu não tenho medo do que é diferente?
- Quando a gente é bem criança, a gente não tem, porque só o que importa é se os nossos pais cuidam da gente ou não. Mas as pessoas vão crescendo e aí sabe o que elas querem?
- O quê? - Elas querem que todo mundo goste delas. Então, se tu é um menino alto e magro e de olhos pretos, tu vai achar ótimo se todas as pessoas gostarem de meninos altos e magros e de olhos pretos, não é?
- É. - Mas, se todas as pessoas disserem que gostam mesmo é de meninos gordinhos de olhos verdes, tu vai ficar chateado, não é?
- É? - Então, já que tu é um menino alto e magro e de olhos pretos, tu vai dizer pras pessoas: "Ei, o legal é ser menino alto e magro e de olhos pretos, aqueles gordinhos de olhos verdes são, todos, uns chatos!".
- Ah? - Quando as pessoas falam mal das outras pessoas, elas podem falar por dois motivos: pelo que os outros fizeram ou pelo que os outros são. Se elas falam mal dos outros pelo que eles são, elas na verdade estão dizendo: "Por serem assim, os outros são maus; logo, eu, que não sou como eles, sou bom. Por isso, gostem de mim!".
- Aaah? Faz sentido? Mas, mesmo que o Pelé seja brasileiro, seja diferente deles, eles podiam saber que o Pelé fez mais do que chutar de bicicleta e que 23 de outubro não é importante só por causa daquela marcha!
- Isso é. - Eles têm que aprender umas coisas com os brasileiros, esses americanos.
DAVID COIMBRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário