quarta-feira, 25 de julho de 2018


25 DE JULHO DE 2018
DAVID COIMBRA

Maurício Saraiva vai pagar chopes


Um cara estável é o Maurício Saraiva. Ele fala com sujeito, verbo e complemento. Ele usa todos os plurais. Ele não faz coisa errada. Ele é capaz de querer apostar uma garrafa de água mineral sem gás. Acredita nisso? Um cara que chega para você e propõe:

- Aposto uma água mineral sem gás que?

Mas isso não aceito. Ah, não. No começo do Brasileirão, o Maurício Saraiva me veio com essa: ele apostava uma mineral sem gás que o Inter terminaria o campeonato nas imediações da Copa Sul-Americana. Respondi:

- Não aposto mineral sem gás, Maurício Saraiva, seu estável!

Então, apostamos um jantar ou 10 chopes, não lembro bem, mas me lembro do meu palpite: o Inter se classificaria para a Libertadores. Disse isso não por apenas querer contrariar o Maurício, mas porque via o Inter dotado, precisamente, deste predicado mauriciesco: a estabilidade. Odair começava a fazer tudo sempre igual em uma equipe que só tem uma competição a disputar. Lá estavam todos os ingredientes para funcionar. Está funcionando. O Inter se encaixou na terceira colocação, e já acho que é pouco. A estabilidade pode levar a um crescimento surpreendente. E a surpreendentes chopes pagos pelo Maurício Saraiva, o que é melhor.

Um surpreendente bem-amado

Agora mesmo estivemos na Rússia e nos surpreendemos: os russos gostam de Putin, apesar de ele ser um tipo de mezzo ditador e ostentar um sorriso que dá calafrios. Eu mesmo me empenhei em fazer essa investigação. Quando encontrava um russo que entendesse os rudimentos do inglês, indagava sobre o governo. A resposta quase sempre era de aprovação, e quase sempre embasada pelo mesmo motivo: Putin trouxe estabilidade ao país.
Está bem claro, para os russos, o que pode e o que não pode ser feito. Está bem claro que o que não pode ser feito será punido com rigor se for feito. O conhecimento dos limites traz segurança. E o sentimento de segurança, muitas vezes, é mais importante do que o de liberdade.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: