terça-feira, 5 de julho de 2022


05 DE JULHO DE 2022
APÓS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO

Presidente da Caixa afasta cinco consultores

A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Daniella Marques, afirmou que cinco consultores da presidência do banco já foram afastados e que novas mudanças devem ocorrer. Ela toma posse no cargo hoje, substituindo Pedro Guimarães, que deixou a instituição após ser alvo de denúncias de assédio sexual.

- Afastamos cinco consultores, são 20. Possivelmente eu vou afastar os 20 - disse ela, em entrevista à GloboNews, ontem.

De acordo com Daniella, além dos consultores, a chefe de gabinete da presidência da CEF também foi afastada. Trata-se de cargos de confiança, explicou.

- O conselho (de administração) recomendou a mim o afastamento de ocupantes de cargos de confiança da presidência - afirmou a executiva.

Segundo ela, Danielle Calazans será a responsável pela área de pessoas do banco e ajudará na reestruturação da Caixa. Ela evitou dizer que a profissional ocupará uma vice-presidência, afirmando que há um processo interno da Caixa para definir quem ocupa os postos.

Daniella ressaltou que o foco, neste momento, é evitar que as denúncias de assédio sexual e a apuração dos casos interfiram no dia a dia da operação. - O nosso foco é isolar o episódio do dia a dia do banco. Isolar não significa que a apuração não terá seriedade - ponderou.

Inspeção

Ontem pela manhã, o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou inspeção na sede da Caixa, no âmbito das denúncias de assédio sexual que na semana passada levaram à renúncia de Guimarães. O objetivo é averiguar a dinâmica de funcionamento e circulação de pessoas no gabinete da presidência da Caixa, bem como em outros ambientes ocupados pela cúpula do banco.

Também ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação para apurar as denúncias de assédio sexual na Caixa. A atuação do órgão no caso foi justificada devido à potencial violação dos princípios da moralidade em instituição da administração pública federal.

Nenhum comentário: